Quinta-feira, dia 16 de Agosto de 2018 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
25/01/2018 - 13:29
Catedráticos do Samba homenageia Aquidauana no carnaval de Campo Grande
Tema de enredo: Com as mãos e a garra de um povo sonhador surge um novo estado. 40 anos de Mato Grosso do Sul. Aquidauana aqui começa o Pantana na cidade natureza.
 
 
 
Ampliar
 
Ampliar
 
Nossa dupla homenagem aos 40 anos de divisão do estado de Mato Grosso do Sul e a cidade de Aquidauana, princesinha do Sul,que é o portal do pantanal, um dos mais belos ecossistemas do mundo. Fundada em 15 de agosto de 1892 (125 anos) as margens do rio Aquidauana surge essa cidade no antigo estado de Mato Grosso, onde seus primeiros povoados foram soldados imperiais espanhóis. 

Já desenvolvida com a chegada dos trilhos da ferroviária NOB (Noroeste do Brasil), com surgindo assim o Trem do Pantanal, nas inúmeras viagens aproximando munícipes e estrangeiros turistas além do transporte de carga e bovinos. 

A cidade de Aquidauana desenvolveu-se rapidamente devido a ser o caminho e passagem para o coração do pantanal, a Unesco reconheceu o Pantanal como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta. Revelando assim um progresso e crescimento através das mãos e a garra de um povo sonhador, que através de sua história possui preservadas grandes construções arquitetônicas coloniais. Seu nome Aquidauana no idioma Guaicuru significa “Rio Estreito”, outras histórias sobre a origem do seu nome citam que segundo a toponímia tupi-guarani e índios guaicurus, quer dizer “lugar das araras grandes”. Significado AC = grande; DA = lugar; OANA = araras.

Conectado com o município de Anastácio através da progressiva cidade hoje tema ligação também pelo Rio Aquidauana pela A Ponte da Amizade, também conhecida como Ponte Velha, denominada Roldão de Oliveira, ligando á cidade de Anastácio conta já com a ponte ‘Antônio Trindade’, mais conhecida como ponte nova. 

Essa rica cidade faz parte hoje dos 40 anos da existência do estado de Mato Grosso do Sul, com grande importância para o pantanal possuindo ela vasta biodiversidade que encanta com seus cenários únicos, sendo eu a fauna e flora são marcantes de belezas naturais pelos animais e aves do nosso planeta. Com grande população de animais como os Tuiuiús, tucanos, onça pintada, lobo-guará o famosos cachorro do mato, lindas garças, onças, carcará o gavião do pantanal, jacaré, papagaios e principalmente as coloridas araras. 

As riquezas e maravilhas desta pequena e promissora cidade se dão em razão de grandes personalidades históricas e atuais que elevam o nome de Aquidauana como o Major Theodoro Rondon, pelos Coronéis Theodoro Rondon, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa, João de Almeida Castro, Manoel Antonio Paes de Barros, o ator Rubens Correa, a jogadora de vôlei de praia Talita Antunes da Rocha rainha da praia que participou das Olimpíadas de Pequim 2008. 

Lembrando que Theodoro Rondon foi o primeiro professor da primeira escola da cidade em 1894. O estado de Mato Grosso do Sul e honrados com esta cidade que grandemente contribui com o desenvolvimento econômico, arte e culturae principalmente a riqueza do nosso estado do nosso Pantanal. Dentro da cultura relacionamos que Aquidauana tela panorâmica em 1982.

Por este motivo a homenagem ao ator Rubens Alves Corrêa nascido em 23 de janeiro de 1931 em Aquidauana, por sua enorme contribuição a arte de atuar em filmes, teatros e televisão. Um marco nas edificações históricas na cidade destacamos a Igreja Matriz de Aquidauana, que foi construída na década de 1930, por ordem dos Missionários Redentoristas, que assumiram a Paróquia em janeiro de 1930. 

Sob orientação do Engenheiro Alexandre Albuquerque/SP. Sua principal inspiração arquitetônica é do estilo gótico, porém traz influências de outros estilos. Em forma de cruz latina, com seus arcos quebrados e seus vitrais, que são verdadeiras obras de arte, é a principal construção histórica da cidade, e forma um conjunto com a Casa dos Missionários Redentoristas, a Casa dos Padres, e a Escola Paroquial, ambas construída em torno da Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, local de passeio e visitação nas proximidades da Ponte Roldão de Oliveira, a Ponte Velha. Por ser conhecida como cidade natureza, os rios encantam com suas paisagens marcantes , rios e córregos oferecendo diversos pontos turísticos para safáris fotográficos e de contemplação, no entanto o rio que dá o nome a cidade e o principal rio Aquidauana. 

Outras manifestações culturais e típicas que fazem parte do calendário cultural da cidade,a cavalgada pantaneira, a comitiva pantaneira, as competições de caiaque e canoagem , a festa do peixe com uma grande feira gastronômica e de artesanatos que se tornam um alerta para a preservação dos reios e todo o meio ambiente. Manifestações religiosas como a procissão do fogo, ou a procissão luminosa, onde o povo em silêncio e recolhimento é chamado à adoração do momento de quaresma. 

Os Catedráticos destacam nesta homenagem aos 40 anos de MS em Aquidauana ao subgrupamento de Bombeiros Militar restando também a homenagem a Comandante: Major QOBM Geísa Maria Rodrigues Ferreira Romero, que é responsável pelo atendimento nas regiões dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti, protegendo no combate aos incêndios e queimadas e árdua missão de salvar vidas.

Com muita honra e orgulho que neste ano tão comemorativo prestando homenagem aos 40 anos da divisão do estado de Mato Grosso do Sul, estado rico por seus encantos naturais e singular em cada cidade, valorizado por suas atividades culturais, artísticas, econômicas e de grande desenvolvimento. 

O GRES Os Catedráticos do Samba orgulha-se em comemorar e exaltar prestar homenagem e igualmente no tempo sua existência de 40 anos desde 23 de dezembro de 1977. Predominando suas cores da agremiação mostrando a sua capacidade de crescimento e adaptação de mudanças, conquistas perante grandes desafios. Com a força e garra dos Aquidauanenses e sul-mato-grossenses. 

Todos estão convidados para festa popular do samba e do carnaval 2018, Aquidauanenses ilustres igualmente o prefeito Odilon Ferraz Alvez Ribeiro.

Referências bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso_do_Sul/aquidauana
http://aquidauanamais.com.br/aquidauana-cidade-historia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquidauana
http://tribosdems.blogspot.com.br
Livro: Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-mato-grossense - II
Rubens Moraes da Costa Marques.

Pesquisa elaborada por: Paulo Mathias – carnavalesco

Presidente Marilene Pereira de Barros – Vice Presidente: Elvis Pulquerio.

Samba de enredo
 
“40 anos de Mato Grosso do Sul.
Aquidauana aqui começa o Pantanal.”

Letra/música: Tim da Villa – PauloSérgioPereira.
Interpretes: Elvis cavaquinho, Carlão  Águia Negra.

Meu Mato Grosso do Sul
40 anos de história
De luta, de fé e glória BIS
Sou Catedráticos sim.
È um amor sem igual
Aquidauana você é meu carnaval.

Atravessei o rio pra encontrar
Com essa gente hospitaleira.
Na igreja da matriz
A devoção da minha Santa Padroeira
Num cenário de beleza
Sua fauna e sua flora, riqueza natural.
Turista venha de onde vier.
Formar a amizade na roda do Tereré.

Surge no apito do trem
Passagem para o sucesso
Nos trilhos da Noroeste
Já despontavam o progresso. BIS
Vem refrescar na prainha
dias de forte calor.
Na micarana vou curtir com meu amor!

Terras abençoadas
Que deram filhos especiais
Na política, na arte e no esporte.
Nosso orgulho é destaque nacional.
Aquidauana o portal do Pantanal.
Cai na festa, na folia
Com Os Catedráticos
Explode minha bateria.

 
Curtiu o Aquidauana News?
Mais notícias
 
25 de Janeiro de 2018
08:00
 
 
07:45
 
 
 
 
07:15
 
 
07:00
 
24 de Janeiro de 2018
 
 
17:53
 
 
17:43
 
 
 
 
17:14
 
 
17:00
 
 
16:48
 
 
16:35
 
 
 
 
16:07
 
 
15:53
 
 
15:40
 
 
15:28
 
 
15:14
 
 
15:00
 
 
14:50
 
 
14:39
 
 
 
 
14:13
 
 
14:00
 
 
13:45
 
 
 
 
13:15
 
 
13:00
 
 
 
 
12:39
 
 
 
 
12:13
 
 
12:00
 
 
 
 
11:30
 
 
 
 
11:00
 
 
 
 
10:39
 
 
10:26
 
 
 
 
 
 
09:45
 
 
09:30
 
 
09:15
 
 
 
 
08:45
 
 
 
 
08:15
 
 
08:00
 
 
07:45
 
 
 
 
07:15
 
 
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br