Domingo, dia 19 de Novembro de 2017 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
12/11/2017 - 12:45
Sem recursos, é impossível ativar UPA 24 da Vila Santa Terezinha em Aquidauana
 
 
 
 
 
É importante frisar que o prédio da Unidade de Pronto Atendimento Médico na Vila Santa Terezinha em Aquidauana está pronto desde 2013 e entregue oficialmente para a Prefeitura de Aquidauana, no entanto, a gestão anterior não viabilizou condições para o seu funcionamento.

O atual prefeito Odilon Ribeiro desde que assumiu vem discutindo tratativas com o Governo Federal para que possa chegar a um denominador comum e o prédio da unidade de saúde possa ser ativado ou utilizado para outros fins.

No entanto para utilização que não seja UPA - Unidade de Pronto Atendimento Médico, é necessário concluir negociação com o Governo Federal para devolução do recurso utilizado em sua construção, algo em torno de 1.400.000,00 (Um milhão e quatrocentos mil reais), dinheiro este que a Prefeitura de Aquidauana não dispõem. "Até mesmo um parcelamento em longo prazo desse valor está em discussão".

No inicio deste ano, segundo o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) o Governo Federal promoveu  mudanças na forma de financiamento das unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o fato têm gerado reações diversas entre os gestores de saúde. "A medida não resolve todo o problema de manutenção da UPA em Aquidauana ou em qualquer outro município. Sem dinheiro "novo" não há solução".

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) através do presidente Eduardo Pereira informou segundo o portal Agência Brasil que a decisão é vista como mais um recuo do governo federal em sua responsabilidade com a saúde da população.  

O município de Aquidauana, de acordo como chefe do executivo Odilon Ribeiro está promovendo investimentos no Hospital Regional de Aquidauana, no Hospital do Funrural, no Centro de Especialidades Médicas e também nas unidades de saúde. "Muitas delas precisam de reformas urgentes e não temos recursos suficientes para atender a demanda", frisou.

Durante a semana em uma audiência na Câmara de Vereadores de Aquidauana com a presença de prefeitos e vereadores de municípios da região além de representantes, o tema saúde foi amplamente debatido. 

Para se ter uma ideia da gravidade da situação somente o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz promoveu de janeiro a outubro deste ano mais de 80 mil atendimentos, de pacientes de vários municípios da micro-região, sempre com números acima do pactuado. "Manter as portas-abertas para receber os pacientes não é uma tarefa fácil para a direção administrativa do hospital e também para Prefeitura de Aquidauana". 

Os recursos que o Hospital Regional recebe proveniente da pactuação entre os municípios não tem sido suficiente, sendo necessário que a Prefeitura de Aquidauana arque com essa despesa, com recursos próprios do município, deixando de investir em outras ações que possam trazer benefícios a comunidade.

Na reunião o prefeito Odilon Ribeiro expôs aos presentes a importância deste tema, ressaltando ser um momento importante, que marca a história política e administrativa da região, "é um ato em que os políticos demonstram maturidade com o trato da coisa pública, se unindo, dialogando e cooperando para resolver um problema de saúde que afeta dos habitantes da nossa microrregião”. 

Em relação a UPA-Unidade de Pronto Atendimento Médico, o prefeito Odilon Ribeiro, disse que gostaria de ter ativado a unidade desde o inicio de sua gestão, mas não há recursos suficientes e o dialogo com o Governo Federal avança, mas de forma lenta, não como gostaria que fosse. "Tão logo tenhamos uma solução, informaremos a população de Aquidauana que acreditou em nossa proposta de trabalho, nos dando uma vitória nas urnas e nos colocando hoje com uma ótima avaliação pelo que já fizemos, mas ainda quero e preciso fazer mais. Aquidauana merece", finalizou.

Confira o teor da portaria nº 10 de janeiro deste ano, do Ministério da Saúde - Governo Federal. 

 
Curtiu o Aquidauana News?
Mais notícias
 
12 de Novembro de 2017
08:00
 
11 de Novembro de 2017
13:00
 
 
12:45
 
 
12:30
 
 
12:15
 
 
12:00
 
 
12:00
 
 
11:45
 
 
 
 
11:15
 
 
11:00
 
 
 
 
10:30
 
 
10:15
 
 
10:00
 
 
 
 
09:30
 
 
 
 
09:00
 
 
 
 
08:30
 
 
 
 
08:00
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br