Domingo, dia 24 de Setembro de 2017 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
09/04/2017 - 12:45
Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição: 105 anos de história em Aquidauana
 
 
 
 
Um templo majestoso e de presença marcante e onipotente. Duas torres, como agulhas fincam o céu. Um prédio de coloração clara parece guardar Aquidauana. Os visitantes que chegam a nossa cidade vislumbram com tanta beleza a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O que muitos não sabem, é que por trás dessa arquitetura encantadora, há uma história centenária.

Construída e consagrada, a Matriz acabou por firmar-se como referência monumental do município, como elemento distintivo da identidade aquidauanense. Segundo página oficial da paróquia, ela foi instituída no dia 4 de abril de 1912, pelo bispo diocesano de Corumbá, dom Cyrilo Paula de Freitas. 

Em janeiro de 1930 os Missionários Redentoristas assumiram a Paróquia e sob orientação do Engenheiro Alexandre Albuquerque, que participou da equipe responsável pela Catedral da Sé, em São Paulo, deram forma a principal inspiração arquitetônica, o estilo gótico, porém traz influências de outros estilos.

Na linguagem mais moderna dos estudos culturais, a “Kulturkritik”, pode-se afirmar que a Igreja Matriz faz “citações” aos trabalhos da arquitetura gótica. Ela se “intertextualiza” no universo dos formatos medievais de construção e depois “contextualiza”, estes mesmos formatos, no cenário aquidauanense, pantaneiro. 

Em forma de cruz latina, com seus arcos quebrados e seus vitrais, que são verdadeiras obras de arte, é a principal construção histórica da cidade, e forma um conjunto com a Casa dos Missionários Redentoristas, a Casa dos Padres, e a Escola Paroquial, ambas construída em torno da Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nas proximidades da Ponte Roldão de Oliveira, a Ponte Velha.

Do exposto, conclui-se que a Igreja Matriz conseguiu esquematizar e resumir os impulsos fundamentais da arte gótica. Esta arte visava, com suas igrejas verticalizadas e monumentais, fazer com que os homens se sentissem minúsculos diante da majestade e da onipotência de Deus. Esta conceitualidade do gótico se faz presente na Matriz, acima das formas e através delas. 

Uma antiga história relata que a Ata de Fundação de Aquidauana foi depositada na pedra fundamental da Matriz. Mais um motivo para fazer o tombamento histórico desta igreja. Ela sozinha faz Aquidauana ter valido a pena.

“Há 105 anos, às doze horas do dia 04 de abril, era criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Aquidauana, por Dom Lustosa, bispo de Corumbá, desmembrando das Paróquias de Nioaque e Miranda. Hoje nossa Paróquia possui 32 comunidades. 

E já tem 2 filhas a Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Dois irmãos do Buriti e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Anastácio. É Ano do Jubileu. É Ano Mariano. É Ano da Graça”, postou o pároco Thiago Palmeira Machado, em suas redes sociais, comemorando o aniversário da Matriz.
JNE Diário
 
Curtiu o Aquidauana News?
Mais notícias
 
09 de Abril de 2017
08:00
 
08 de Abril de 2017
 
 
 
 
12:00
 
 
11:45
 
 
 
 
11:15
 
 
11:00
 
 
10:45
 
 
 
 
10:15
 
 
10:00
 
 
09:45
 
 
09:30
 
 
09:15
 
 
09:00
 
 
08:45
 
 
08:30
 
 
08:15
 
 
08:00
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br