Quinta-feira, dia 20 de Setembro de 2018 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
25/02/2018 - 12:30
Lançado em Aquidauana o livro infanto juvenil Zé Caré-Em busca do Rabo Perdido
 
 
 
Ampliar
 
Ampliar
 
Ampliar
 
Ampliar
 
Ampliar
 
O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Aquidauana, foi palco para o lançamento do livro infanto juvenil Zé Caré - Em busca do Rabo Perdido - Lendas e Fábulas de autoria do professor Carlos Gentil Vasconcelos. 

O evento contou com a presença o presidente do SIMTED Florêncio Escobar, membros da diretoria, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação (Fetems), Jaime Teixeira, Secretário de Finanças da FETEMS, José Remijo Perecin, autoridades municipal, imprensa e convidados.

O livro revela na fábula o personagem  ZÉ CARÉ onde em suas aventuras pelo Pantanal propicia ao leitores uma verdadeira aula de cidadania e de ensinamentos ecológicos - o bicho é que ensina o homem! Em suas 43 páginas a vida na Terra é contextualizada uma lição de vida e de conscientização para que todos, adultos e crianças, se comprometam em preservar e conservar os ecossistemas e recursos naturais disponíveis.

SOLENIDADE DE LANÇAMENTO

No auditório do SIMTED, com a mesa solene de autoridades composta pelo presidente do Simted, Florêncio Garcia Escobar, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação (Fetems), Jaime Teixeira, prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, a vice Selma Suleiman, Vereador Valter Neves - presidente da Câmara Municipal de Aquidauana. o membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras, José Pedro Frazão,  o escritor Carlos Gentil que apresentou a obra litrária aos demais participantes.

"Apoiar o livro "Zé Caré - Em busca do Rabo Perdido" do nosso amigo e companheiro Carlos Gentil Vasconcelos, é uma forma de incentivar a cultura. O SIMTED além da luta sindical diária que é a nossa prioridade, se preocupa com a qualidade de vida dos Profissionais da Educação. O lazer e a cultura são primordiais no nosso dia a dia e divulgar a cultura de nosso estado nas escolas municipais e estaduais é o nosso dever", destacou o presidente Florêncio.

"A literatura infanto-juvenil são eternas, pedagógica e ensina a criança a ter maior compreensão de texto. Incentivar e apoiar a obra literária do professor Carlos Gentil é uma honra para nossa Federação - Parabéns ao professor pela grande iniciativa de divulgar a cultura sul-mato-grossense nas escolas estaduais e municipais", disse o presidente da FETEMS, Jaime Teixeira.

"É um prazer enorme estar aqui em Aquidauana até porque eu prefaciei duas obras desse grande autor e acho uma maravilha e de uma importância muito grande para literatura, para o meio ambiente e para nossa educação a produção desse livro do Gentil que é um livro paradidático que traz uma série de fabulas transformadas numa linguagem pantaneira", pontuou José Pedro Frazão Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

"É muito importante para enriquecer a cultura da cidade. Carlos Gentil Vasconcelos Um cidadão respeitado, possui carinho com a literatura e me sinto agradecido com esse lançamento que evidencia muito a nossa cultura regional", disse o prefeito Odilon Ribeiro.

Gentil ao explanar, confessou surpreendido pelo sucesso abrangente do livro, disse que ver a modernidade voltar a ler os livros impressos é sentir a volta do renascimento da essência cultural -  O livro impresso tem o tato o cheiro e uma forma diferente de manusear, quando você segura o livro é algo que você sente que pertence a você e o livro digital talvez não desperte esses sentimentos, pontuou o escritor. Na oportunidade Gentil agradeceu ao presidente Florêncio pelo apoio oferecido atravé do SIMTED e a FETEMS - "Sem esse apoio seria impossível a concretização do projeto a levar uma Educação Sonhadora aos nossos alunos", finalizou.

O AUTOR 

Formado em Licenciatura Curta em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS-1983, Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS- 1988, Especialização em Ciências pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso/ FCMT, 1992. Há 12 anos exerceu o cargo de professor da Rede Pública Estadual nos anos de 1974 a 1996 e é voluntário em Projetos de Prevenção. Pesquisador no Pantanal sul-mato-grossense, de 1995 a 1998, originando o livro" Pantanal – Patrimônio Genético da Humanidade" e "Quando floresce a savana brasileira". Pesquisador no Pantanal do Rio Negro, no ano de 2007 acompanhando a equipe da Petrobrás originando o documentário " O mundo das águas", além de Escritor infantil com obras didáticas publicadas como "Zé Caré - Em Busca do Rabo Perdido", "O sequestro de Mané Bugio" e no prelo "O Abraço do Tamanduá".
 
Curtiu o Aquidauana News?
Mais notícias
 
25 de Fevereiro de 2018
08:30
 
 
08:15
 
 
08:00
 
24 de Fevereiro de 2018
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11:45
 
 
11:30
 
 
 
 
 
 
10:45
 
 
10:30
 
 
 
 
10:00
 
 
09:45
 
 
09:30
 
 
 
 
09:00
 
 
 
 
08:30
 
 
08:15
 
 
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br