Sexta-feira, dia 20 de Julho de 2018 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
08/07/2018 - 11:15
Etanol continua caro em MS, mas sindicato prevê mudança com safra
Conselheiro do Sinpetro, diz que com a safra da cana-de-açúcar preço do álcool deve ficar competitivo em MS
 
 
 
(Foto: Paulo Francis)
Ampliar
Valores do etanol e gasolina em canteiro perto de posto de combustíveis
A dúvida ainda existe na hora de abastecer: álcool ou gasolina? Com preço médio nas bombas de 4,19 o litro parece até brincadeira, mas em Mato Grosso do Sul é mais vantajoso encher o tanque com o combustível derivado do petróleo do que com o que vem da cana-de-açúcar, informa o Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul). No País, levantamento mostra que o etanol está compensando em 5 estados, mas por aqui, a relação ainda é favorável à gasolina, por causa do rendimento.

O conselheiro do sindicato Sérgio Anselmo explica que a conta é simples. Para compensar, o preço do álcool deve ser de até 70% o da gasolina, já que é menos eficiente e rende menos quilômetros. Para obter os valores e fazer o comparativo, basta pegar o preço da gasolina e multiplicar por 0,70.

Porém, este cenário deve mudar em breve, prevê o conselheiro. Isso porque, com a aproximação da safra da cana-de-açúcar, abastecer com etanol pode voltar a ser vantajoso no Estado.

“É complicado dizer os valores médios da gasolina e do etanol nas bombas do Estado, pois os valores ainda estão instáveis. Existem postos na Capital, por exemplo, que são considerados ‘bandeiras brancas’ onde o motorista ainda consegue encontrar valores competitivos do etanol”, explica.

Além disso, Sérgio detalha que neste ano em nenhum mês os valores do etanol se encaixou nas porcentagens vantajosas. Contudo, segundo ele, é normal para o período. “Em todo ano, o etanol só fica mais vantajoso durante a safra. Inclusive, quando ela acaba, o combustível que mais compensa volta a ser a gasolina”, destaca.

Ainda de acordo com o conselheiro, há 15 dias a ANP (Agência Nacional do Petróleo), divulgou pesquisa colocando Campo Grande entre as três capitais do país onde a gasolina está mais barata, com litro a preço médio de 4,19. “Acredito que o valor deve baixar pelo menos um pouco nos próximos dias”, diz.

Preferência – Nos postos de combustíveis da Capital, a preferência dos motoristas ouvidos pelo Campo Grande News é de abastecer com a gasolina. Entre os motivos, o principal apontado foi o do rendimento.

Em posto onde o litro do combustível derivado do petróleo está R$ 4,19 e o do álcool a R$ 3,09, o motorista de aplicativo Fernando Figueiredo, 53 anos, afirma que devido a profissão a melhor escolha ainda é a gasolina. “Rende muito mais na rua. Abasteço todos os dias e tenho essa noção. Até acho caro o valor do litro, mas compensa sim”, afirma.

Opinião compartilhada pela nutricionista Lilian Keller, 56 anos. Segundo ela, etanol só é uma opção em viagens. “Para andar na cidade a gasolina rende muito mais, o que acaba compensando mais”, conta.

Pesquisa – Dados divulgados pelo Uol, elencam cinco estados brasileiros onde é mais vantajoso o motorista abastecer com o etanol do que com a gasolina. O mais próximo de Mato Grosso do Sul é Mato Grosso, onde o preço do álcool atinge o percentual de 57,5% do valor da gasolina. Também  compõem a lista: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Conforme divulgado, nestes estados são onde se concentraram as maiores safras de cana-de-açúcar, o que torna os valores do álcool competitivos.

Veja os estados onde é mais vantajoso abastecer com etanol:

Fonte: Uol
Campo Grande News
 
Curtiu o Aquidauana News?
Mais notícias
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br