Quarta-feira, dia 19 de Setembro de 2018 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
24/08/2018 - 09:15
Cidade Empreendedora começa a mudar realidade local de Sidrolândia
 
 
 
Pouco mais de dois meses após seu lançamento oficial em Sidrolândia e a oficina que apontou rumos para as frentes de trabalho do programa, o Cidade Empreendedora continua a promover ações que representam a base para o processo de desenvolvimento local. 

O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae justamente para atuar junto a prefeituras municipais durante 20 meses em oito pontos-chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Ainda na véspera do evento que apresentou a iniciativa à sociedade sidrolandense, 12 empresários já participavam de uma semana de imersão no mundo dos negócios por meio do Empretec, treinamento avançado para potencializar habilidades empreendedoras cuja metodologia foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é aplicada no Brasil pelo Sebrae. 

Em julho, um plano de desenvolvimento econômico foi traçado para o município através da Agricultura Familiar, eixo identificado com base em oficina do Mapa de Oportunidades. Colaboraram com o planejamento gestores públicos, associações de agricultores, sindicatos, empresários e representantes de instituições como a Conab, o Ministério da Agricultura e a Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário, visando trabalhar os segmentos econômico, ambiental e social do setor.

Algumas das estratégias determinadas pelo grupo para atuação nos próximos meses foram: qualificação de pessoal; criação e reorganização de espaços de comercialização; extrativismo ambientalmente controlado; fortalecimento de cooperativas e associações; e criação de logomarca e identidade visual dos produtos do município.

Para direcionar estes trabalhos, um levantamento junto ao mercado comprador (mercado, sacolão, lanchonete, feiras, refeitórios, órgãos públicos) e vendedor de alimentos (produtores) foi realizado a fim de compreender a oferta e a demanda local. Sebrae e Prefeitura também promoveram um treinamento de compras públicas da alimentação com integrantes das secretarias de Educação e Assistência Social.

Educação Empreendedora

Para estimular a cultura empreendedora desde cedo, 40 professores de três escolas municipais – urbana, rural e indígena (Valério Carlos Costa, João Batista e Cacique João Batista Figueiredo); bem como profissionais do Instituto Apascentar, da Biblioteca do SESI e da Secretaria Municipal de Educação passaram por capacitação sobre Educação Empreendedora. A ideia é disseminar o conhecimento sobre empreendedorismo a crianças, adolescentes e jovens, preparando futuros empresários e profissionais.

Além disso, professores do ensino fundamental participaram de uma caravana para a palestra Tecnologia e Educação, realizada na Capital no último dia 18 de agosto durante a Feira do Empreendedor. 

Os interessados em saber mais e colaborar com o Cidade Empreendedora em Sidrolândia podem acessar o site www.sebraecidadeempreendedora.com.br ou entrar em contato diretamente com a Prefeitura Municipal. 
 
Curtiu o Aquidauana News?
Mais notícias
 
24 de Agosto de 2018
07:30
 
23 de Agosto de 2018
17:00
 
 
 
 
16:30
 
 
16:15
 
 
16:00
 
 
 
 
15:30
 
 
15:15
 
 
15:00
 
 
 
 
14:30
 
 
14:15
 
 
14:00
 
 
13:45
 
 
13:30
 
 
13:15
 
 
13:00
 
 
 
 
 
 
12:15
 
 
 
 
11:45
 
 
 
 
11:15
 
 
11:00
 
 
10:45
 
 
 
 
10:15
 
 
 
 
09:45
 
 
 
 
09:15
 
 
 
 
08:45
 
 
 
 
08:15
 
 
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br