No dia em que completa 128 anos, Aquidauana não registrou óbitos decorrentes do novo coronavírus (Covid-19), mas teve um acréscimo expressivo de 104 casos confirmados.
De acordo com o boletim da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento), divulgado na tarde deste sábado (15), são mais 62 pessoas infectadas nas aldeias e 42 na zona urbana.
O número que traz alento é o de recuperados. Nas últimas 24 horas, mais 26 pessoas passaram por avaliação médica, não tiveram o vírus identificado no organismo e estão liberadas para retomarem suas rotinas.
Aquidauana totaliza 3.763 notificações referentes ao novo coronavírus, com 2.441 descartes. São 1.043 confirmações da doença, divididas em 31 mortes (17 indígenas), 523 casos ativos e 489 pessoas recuperadas. A incidência, que leva em conta a proporção de infecção por Sars-CoV-2 em um raio de 100 mil habitantes, já é a quinta maior de Mato Grosso do Sul.


Em comparação com o dia anterior, há quatro internações a menos. O Hospital Regional Dr. Estácio Muniz tem oito pacientes em leitos clínicos e um em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul), são quatro pessoas ocupando leitos clínicos.
Referente ao Hospital Regional, ainda há dois pacientes com Covid-19 que moram em Anastácio e Miranda, ambos internados na UTI.
Atualmente, Aquidauana possui 279 amostras cadastradas para análise no Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública), uma diminuição significativa em relação ao dia anterior, quando eram 379 casos suspeitos aguardando resultados.

