Após passar três dias seguidos sem registrar óbitos, Aquidauana contabilizou a 37ª morte decorrente do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma idosa, 80 anos, moradora do Bairro Exposição, com hipertensão e diabetes.
O óbito ocorreu no domingo (16), mas o resultado positivo para a doença foi liberado nesta sexta-feira (21), depois de exame feito no Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública), em Campo Grande.
Nas últimas 24 horas, conforme boletim da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento), foram 16 novos casos de Covid-19 em Aquidauana, sendo 12 na zona urbana e quatro nas aldeias indígenas.
O alento é o número de recuperados. Entre um dia e outro, mais 67 pessoas passaram por avaliação médica, não tiveram o vírus identificado no organismo e estão liberadas para retomarem suas rotinas.
Agora, Aquidauana totaliza 4.176 notificações referentes ao novo coronavírus, com 2.696 descartes. De um total de 1.193 confirmações da doença, 37 pessoas morreram (18 eram indígenas) e 623 já estão recuperadas.
Desta forma, o município tem 533 casos ativos de Covid-19, entre os quais há sete pacientes internados. Seis ocupam leitos clínicos do Hospital Regional e um está em leito clínico do Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul).
Referente ao HR, ainda há dois pacientes com Covid-19 que moram em Anastácio, ambos em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Atualmente, são 287 amostras de Aquidauana cadastradas para análise no Lacen-MS, mesmo número do dia anterior.

