Domingo, dia 24 de Julho de 2016 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
Caldeirão Du Carvalho
 
Aquidauanenses...
 

São presos em Nioaque transportando quase 100 quilos de maconha em veiculo locado, um deles é servidor publico da Prefeitura de Aquidauana. A dupla foi flagrada por uma equipe da Policia Militar de Nioaque durante policiamento ostensivo nas proximidades do trevo, saída para Guia Lopes da Laguna.

O veiculo Corsa Classic onde estava a maconha foi locado em Aquidauana por R$ 170,00 (Cento e setenta reais) a diária. Os dois elementos foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Policia Civil de Nioaque. Um deles tinha mandado de prisão em aberto pela comarca de Aquidauana.

Além do...
 

Aspecto higiênico da situação, quando se coloca um cesto de lixo em cima de um bebedouro, que acredito ser abastecido com água mineral, ou não? o que chama a atenção é o cartaz que informa a necessidade de se usar o mesmo copo descartável enquanto o paciente permanecer esperando por atendimento no Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana (CEM).

A publicação de fotos por uma mãe em rede social gerou uma série de comentários em relação a fatos semelhantes e até mais graves que se verificam inclusive em outros locais, onde a população busca atendimento médico.

Recentemente...
 

Uma equipe da Saúde do Trabalhador esteve em uma fazenda em Aquidauana para orientar a importância do uso de (EPI), pois o uso é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador evitando consequências negativas em casos de acidente de trabalho.

No entanto o que se vê em Aquidauana são servidores públicos municipais sem nenhuma proteção coletando lixo em caminhões inadequados colocando em risco a própria vida. A poda de arvores também ocorre semo uso de equipamentos de segurança. As vezes uma equipe atua em determinada rua sem nenhum tipo de sinalização ou alerta.

Outros servidores circulam pendurados em carroceira de caminhões e carreta de trator transportando galhos e sujeira removida de determinados bairros, além de que, varredores (as) de ruas que trabalham no centro da cidade, o fazem sem nenhum equipamento de segurança. Faltam luvas, botas, óculos de proteção, colete refletivo e até capacetes. Sem contar que aspiram a poeira durante todo o período, mas não podem reclamar pois são contratados.

Será que está proibido fiscalizar o CHEFE?

Quais são as orientações, para os servidores que não conseguem usar copo descartável ou até mesmo papel higiênico no ambiente de trabalho, porque não tem? Será que a Vigilância Sanitária e a equipe da "Saúde do Trabalhador" já se dispôs a fazer uma vistoria nas escolas municipais, afinal as aulas serão retomadas na próxima semana?

Prefeito veta aumento de seu próprio salário e de vereadores
 

O Prefeito de Caracol Manoel Viais (PR), vetou nesta quarta-feira 20/07, o Projeto de Lei 002/2016 que concede aumento de 30,00% no salário dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretarios de Caracol. O projeto de Lei de autoria do presidente da Camara, Maykon da Silva, votado e aprovado pela Câmara em 05 de julho tem como objetivo princiapal beneficiar além dos vereadores, o Prefeito, Vice-Prefeito e secretarios.

Os novos salários dos vereadores, secretários municipais, vice-prefeito e prefeito valeriam a partir de janeiro do próximo ano. Em oficio que foi encaminhado ao presidente do Legislativo, Maykon da Silva. O prefeito Manoel Viais (PR) cita a “contrariedade ao interesse público” como uma das razões para a decisão. “A redação final a que se refere o projeto de lei nos chega em um momento desfavorável, uma vez que o município enfrenta forte queda de receita, devido à crise econômica nacional que vem afetando todos os municípios brasileiros”, justifica.

“O momento que estamos passando o aumento salarial não é uma das prioridades, temos que ter respeito com o dinheiro publico”, afirmou o prefeito.

"Esquadrão Suicida"...
 

Estreia dia 04 de agosto no Cine Atlântico - Grupo Cine em Aquidauana. Reúna um time dos super vilões mais perigosos já encarcerados, dê a eles o arsenal mais poderoso do qual o governo dispõe e os envie a uma missão para derrotar uma entidade enigmática e insuperável que a agente governamental Amanda Waller (Viola Davis) decidiu que só pode ser vencida por indivíduos desprezíveis e com nada a perder. No então, assim que o improvável time percebe que eles não foram escolhidos para vencerem, e sim para falharem inevitavelmente, será que o Esquadrão Suicida vai morrer tentando concluir a missão ou decidem que é cada um por si?

Pacientes...
 

Que necessitam de exame de ultrassom em Aquidauana foram agendados somente para a próxima semana, por que segundo as informações não tem médico. Se o profissional vier na semana que vem esses pacientes serão atendidos em Aquidauana. Teve inclusive servidor que com salário atrasado ainda teve que pagar esse tipo de exame.

João Kazunari Izumi foi sepultado em Aquidauana
 

O seu foi velado na Capela da Pax Universal de Aquidauana, localizado na rua Cassimiro Bruno, 861 bairro Alto, e seu sepultamento ocorreu às 17h de quinta-feira (21), no Cemitério Municipal de Aquidauana. Seo João faleceu na tarde de quarta-feira e deixou esposa, filhos e oito netos. João Izumi, pai do pastor Abraão Izumi estava internado na UTI do Hospital Regional de Aquidauana onde veio a morrer.

Segundo...
 

Informações a Prefeitura de Aquidauana conseguiu quitar apenas ontem, dia 22 a folha de pagamento dos servidores públicos municipais referente ao mês de junho. Ainda não há confirmação se os trabalhadores indígenas contratados receberam os 3 meses que estava atrasados.

Luto
 

Faleceu em Aquidauana a professora Eva Silva de Oliveira, avó da professora Sinara Azambuja. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal. Eva Silva de Oliveira trabalhou muitos anos como professora no município, foi inspetora de alunos na Escola Estadual Cândido Mariano e trabalhou ainda na Farmácia da Dona Gessy. Deixa os filhos Soila Azambuja, Antonio Correa e Carlos de Oliveira Junior, além de netos (as), bisnetos (as) e tataraneto.

Na manhã...
 

De quarta-feira (20), Dia do Amigo, o senador da República Moka (PMDB) em reunião com a empresária Selma Suleiman avalizou o entendimento em Aquidauana que envolve o PSDB e o PMDB. Os tucanos querem a chapa de Odilon Ribeiro na disputa pela Prefeitura de Aquidauana com Selma de vice. "Conte comigo. Vamos ajudar muito Aquidauana e os aquidauanenses", disse o senador Moka. Por telefone o senador Moka conversou com o pré-candidato Odilon Ribeiro, atual presidente do PSDB de Aquidauana.

Juiz assume hoje 2ª Vara Cível de Aquidauana!
 

Na sessão do ultimo dia 6 de julho os desembargadores do Órgão Especial votaram concurso de promoção, por antiguidade, do Juiz Juliano Duailibi Baungart, de Gloria de Dourados, para atuar na 2ª Vara Cível de Aquidauana. O magistrado completou recentemente 5 anos no Judiciário de MS. 


Ele foi um dos 12 aprovados do XXIX Concurso para o cargo de Juiz Substituto de MS em que houve 2.130 inscritos. A posse formal do novo magistrado Dr. Juliano Duailibi Baungart como titular da 2ª Vara Cível será nesta quarta-feira (20) às 18 horas no fórum da Comarca de Aquidauana.

Na...
 
Manhã de hoje segundo narrativas oriundas da rádio corredor o movimento foi intenso no Gabinete do prefeito de Aquidauana. Pelo jeito foi uma manhã de muitas conversas e poucas soluções.
As aulas...
 
Devem voltar em breve, em Aquidauana porém o município corre o risco de ficar sem transporte escolar por falta de pagamento. Tem empresa que segundo o "Rádio corredor do Castelinho Azul" está com três meses de atraso. 
O que...
 
Levou aquidauana a perder todas as obras que estavam previstas para serem viabilizadas nos últimos 4 anos, a exemplo de asfalto no bairro Nova Aquidauana onde deveria ter sido pavimentado na atual gestão a Avenida Mato Grosso e o acesso da reta do Taboco; no bairro Alto a pavimentação da rua Cel Trindade e de outras, construção de 3 creches, UPA que não funciona, quadra de esportes na Escola Caic, etc, etc? Será que existe respostas para os questionamentos da comunidade?
Na gestão...
 
Anterior do atual prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade (PDT) o Município contraiu um empréstimo com o Banco Santos a partir de então esse fato tem sido alvo de intensas discussões, inclusive durante a campanha eleitoral de 2012 quando se discutiu o DNA do empréstimo que até os dias atuais não foi pago. Por isso é necessário questionar o silêncio ensurdecedor da situação do Banco Santos. Está tudo resolvido, ou não? 
Luto na educação!
 

A Rede Municipal de Ensino de Aquidauana amanheceu enlutada pela morte da professora Nádia Carneiro Cáceres da Costa ocorrido após acidente na Rua Bichara Salamene - bairro da Serraria em Aquidauana.

A vitima que dirigia um veiculo Gol perdeu o controle do carro colidindo com uma árvore. O corpo está sendo velado na Capela da Pax Universal e o sepultamento será realizado amanhã, dia 19 às 09h no Cemitério Municipal de Aquidauana.

Era uma vez...
 
Como se fosse um conto de fada muitas famílias aquidauanense vivendo em situação de vulnerabilidade social estavam na expectativa de receber cobertores prometidos pela Prefeitura de Aquidauana, no entanto o sonho virou pesadelo. Sem nenhum explicação plausível a distribuição foi suspensa, ou seja que venha o frio para quem está bem agasalhado, porque para essas famílias, o frio será um problema a mais em uma cidade cuja prioridade não é a comunidade. Lamentável!
No rádio corredor...
 
A informação é de que a suspensão do pregão presencial 039 e 040/2016 tem a ver com orientação de fiscais do TCE/MS que encontraram erros flagrantes nos procedimentos. Está suspenso ainda o Pregão Presencial 039/2016 que visa a aquisição de combustíveis para atender a Gerência Municipal de Saúde e Saneamento com a mesma justificativa, reanalise dos parâmetros de preços. 

O Pregão Presencial nº 040/2016 cujo objeto é a aquisição e troca de óleo, filtros e lubrificantes das viaturas da Gerência Municipal de Saúde e Saneamento também encontra-se suspensa, para reanalise dos parâmetros de preços. 
Aquisição de medicamentos!
 
Marisa Serrano – sob a relatoria da conselheira do TCE-MS ficaram 30 processos entre regulares e irregulares. O processo TC/18208/2014, do Procedimento Licitatório na modalidade Pregão Presencial nº104/2014, celebrado pelo Município de Aquidauana e empresas do ramo farmacêutico, foi considerado irregular pela conselheira. 

O objeto de licitação foi para a aquisição futura de medicamentos pactuados, para atender a Farmácia Básica Municipal, pelo período de 12 meses, conforme quantidades e especificações disposto no anexo do edital de convocação, objetivando atender a população do município. A conselheira aplicou multa no valor correspondente a 50 Uferms (R$ 1.181,50), responsabilizando o atual Prefeito Municipal, José Henrique Gonçalves Trindade.
TCE aplica multa!
 
Ronaldo Chadid – o conselheiro analisou 20 processos regulares, alguns com ressalvas. O processo TC/7111/2013 referente ao contrato administrativo nº 8/2013, celebrado entre o Município de Aquidauana e a microempresa Eolina Alegre da Silva, visando a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de transporte escolar nas linhas em que não são utilizados veículos na prefeitura municipal. 

O conselheiro votou pela regularidade do 1º Termo Aditivo e pela execução do Contrato Administrativo Nº 8/2013. Aplicou multa ao Prefeito Municipal de Aquidauana, José Henrique Gonçalves Trindade no valor  correspondente à 80 Uferms (R$ 1.890,40), assim distribuídas 50 Uferms (R$ 1.181,50), pela publicação do 1º Termo Aditivo fora do prazo estabelecido, e 30 Uferms (R$ 708.90), pela remessa intempestiva dos documentos referentes à execução financeira fora do prazo estabelecido. 
Fundo Municipal de Saúde de Aquidauana
 
O conselheiro do TCE de MS José Ricardo Pereira Cabral determinou ao atual gestor do Fundo Municipal de Saúde de Aquidauana que: a) implante o serviço de contabilidade, para o fim de registrar a movimentação e o estoque dos medicamentos na Farmácia Básica do Município, nos termos do art. 83 da Lei (federal) n. 4.320, de 1964; b) e também determinou à Equipe Técnica do Tribunal para que, quando da realização da próxima fiscalização no Fundo em referência, verifique o efetivo cumprimento da determinação.
Zé Henrique...
 
É multado em 80 Uferms pelas infrações decorrentes do não atendimento ao objeto das intimações instrumentalizadas nos termos de intimação nº 274/2013 e 15.380/2014. O conselheiro também determinou ao atual prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade para que proceda a instauração de tomada de contas nas 26 entidades conveniadas, com vistas à obtenção da documentação prevista nas regras da Instrução Normativa TCMS nº 35 , e prazo de 90 dias para encaminhamento ao TCE-MS. 
Eleições 2016
 
A partir do dia 20 de julho, os processos eleitorais terão prioridade de tramitação e julgamento para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias. São exceção apenas os processos de habeas corpus e mandado de segurança. 
A determinação está prevista na Lei das Eleições (Lei 9504/1997). Ela estabelece ainda que essas autoridades, a partir dessa data, não podem deixar de cumprir a determinação em razão do exercício das suas funções regulares. (Willams Araújo)
Crime
 
O descumprimento das normais eleitorais constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira. Para a apuração dos delitos eleitorais, a Justiça Eleitoral conta com o auxílio das polícias judiciárias, dos órgãos da receita federal, estadual e municipal e dos demais tribunais e órgãos de contas. Os órgãos da administração pública podem ser solicitados a fornecer informações na área de sua competência e ceder funcionários no período de três meses antes a três meses depois de cada eleição. (Willams Aaújo).
Fim de linha?
 
Nelsinho Trad (PTB) pode estar definitivamente fora da disputa pela prefeitura da Capital nas eleições de outubro. Isso porque, ele fez um acordo para encerrar um processo que corria contra ele na Justiça. Com isso, fica impedido de frequentar bares, boates, sair da cidade sem autorização judicial por mais de 30 dias, além de ficar obrigado a se apresentar ao Fórum a cada dois meses para informar suas atividades nesse período. É praticamente uma prisão domiciliar imposta ao petebista. Essa situação pode respingar na candidatura do irmão. (Conjuntura On Line - Willams Araújo))
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br