Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro de 2016 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
Caldeirão Du Carvalho
 
Embora...
 
O prefeito de Aquidauana "Zé Henrique" tenha uma equipe nomeada na "Agência de Comunicação" para cuidar da divulgação dos atos do Poder Executivo e que custa "muito" $$$$ aos cofres públicos e não o faz, tenho por obrigação dar minha parcela de colaboração num momento tão difícil da nossa comunidade. Serve este para informar a comunidade aquidauanense que a Prefeitura Municipal através da Gerência de Saúde vai realizar amanhã (sábado) dia 13 uma mobilização de Enfrentamento contra o mosquito Aedes Aegypti com apoio do controle de vetores, Exercito e Policia Militar.

A ação será executada em ,pontos estratégicos de Aquidauana, sendo eles: Rua Oscar Trindade em a Praça da Saúde, na esquina da Duque de Caxias com Avenida Pantaneta, na frente do CAIC, rua Pandiá Calogeras na passagem dos trilhos, na frente do mercado São Gabriel na Vila Trindade, na Avenida Mato Grosso do Sul em frente ao mercado na Nova Aquidauana, na rua José Duarte com a rua 31 de março em frente ao Mercado Vale Verde e na esquina da rua Teodoro Rondon com a rua Sete de Setembro - Praça dos Estudantes. A informação é da Gerente de Saúde Jennefer Matos Freitas.
Amanhã...
 
Sábado, 13, tem amistoso às 16 horas no Estádio Mário Pinto de Souza em Aquidauana. Trata-se da apresentação do elenco do Aquidauanense que se prepara para o primeiro jogo oficial na Série A que será na próxima quarta-feira às 16 horas.
O EC Anastácio vai ser o adversário do jogo-treino. Já o adversário de quarta-feira será o forte time do Sete de Setembro (Dourados).
Depois do "Balão"...
 
De ontem, o prefeito de Aquidauana Zé Henrique voltou atrás e assinou hoje o acordo com Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul. O salário dos enfermeiros do Hospital Regional de Aquidauana referente ao mês de janeiro deve ser quitado no dia 18 de fevereiro e o 13º salário devido de 2015 será pago até o dia 30 de março. Aos salários dos trabalhadores de Enfermagem será acrescido multa, no equivalente a 10ª (dez por cento) sobre o saldo salarial a receber, incluso na na folha de pagamento de janeiro na data de 18 de fevereiro de 2016 juntamente com o pagamento dos salários. Se o 13º não for quitado no dia 30 de março a multa será de 30%.
FFMS divulga nova tabela do Estadual 2016
 

A nova tabela veio com o adiamento do primeiro jogo do Aquidauanense que deveria acontecer neste domingo (14) para a próxima quarta-feira (17), às 16h.

Como assumiu os jogos que seriam do Itaporã, o Aquidauanense estreia contra o Sete de Dourados no Estádio Noroeste. Assim, com o pedido de alterações para atender a TV e essa última mudança,a primeira rodada vai demorar quase 20 dias para ser concluída.

Na sequência, o Aquidauanense enfrenta o Ivinhema no Estádio Saraivão dia 21, recebe o Naviraiense no dia 24 e o Corumbaense no dia 27 e encerra o primeiro turno no dia 3 de março em Rio Brilhante contra o Águia Negra.

Laudo...
 

Para liberar o Estádio Mário Pinto de Souza para os jogos do Aquidauanense foi elaborado e assinado sem custo, como uma contribuição para o clube, pelo engenheiro e ex-gerente de planejamento da Prefeitura de Aquidauana Thiago Sanches. 

O documento está sendo encaminhado para Campo Grande e neste fim de semana deverá ocorrer um amistoso, sendo que o primeiro jogo oficial envolvendo Aquidauanense x Sete de Setembro (Dourados) será na quarta-feira (17) as 16 horas em Aquidauana.

Durante...
 
Reunião ocorrida ontem, oportunidade em que se discutiu a possibilidade de greve dos enfermeiros do Hospital Regional de Aquidauana no gabinete do prefeito de Aquidauana Zé Henrique, um vereador do PSDB disse aos representantes da categoria que o prefeito deveria entregar a chave do hospital para o promotor. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul um acordo foi concretizado, mas na hora de assinar a minuto o prefeito "sumiu". 

Na manhã de hoje, os profissionais de enfermagem deram início a organização do movimento paredista por meio de escala de emergência - com número reduzido de profissionais. "Os trabalhadores tentaram evitar a paralisação, apesar dos constantes atrasos salariais - no ano anterior - continuaram exercendo suas funções com muita responsabilidade, mas a situação tornou-se insustentável.
Prefeito de Aquidauana "dá" balão em enfermeiros!
 
Dificil saber qual é o compromisso que o prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade tem para com a saúde da população e pior, o caos já anunciado toma proporções maiores e mais graves, cujo maior prejudicado é a comunidade.

Na manhã de hoje conforme amplamente divulgado ocorreu uma Assembléia com a presença de representantes do SIEMS-Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul.

Com salário de janeiro atrasado e sem receber o 13º salário, a categoria de enfermagem da Associação Beneficente de Aquidauana, Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, de Aquidauana (MS), aprovou, em assembleia geral o inicio da paralisação das atividades, no entanto representantes da categoria se reuniram com o prefeito José Henrique e uma proposta foi apresentada pelo chefe do executivo municipal.

Pagamento do 13º no dia 30 de março e do salário de janeiro no dia 18 de fevereiro com acréscimo de multa de 20%, algo em torno de R$ 18.000,00. Foi digitada uma minuto do acordo e agendado um novo encontro com o prefeito de Aquidauana que é o interventor do Hospital Regional de Aquidauana para assinatura do documento.

Quando os trabalhadores e sindicalistas chegaram ao Paço Municipal às 13 horas, os assessores do prefeito disseram que ele não tinha passado bem e remarcaram a reunião para às 16 horas. O prefeito Zé Henrique não compareceu não deu nenhuma satisfação aos trabalhadores. "Como não temos nada de concreto amanhã vamos retomar toda a mobilização dos profissionais", disse ao Aquidauana News o presidente do SIEMS, Lázaro Santana. Apertem os cintos, o prefeito sumiu! Absurdo...verdadeiro desrespeito com a categoria. Uma vergonha!
Greve no Hospital de Aquidauana? I
 
Trabalhadores em enfermagem da Associação Beneficente de Aquidauana, Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, em Aquidauana (MS), podem paralisar as atividades ainda nesta semana. O motivo é o atraso salarial do mês de janeiro e do 13º salário. Além disso, categoria cobra o pagamento de dívida trabalhista - que passa de 500 mil reais - por meio de decisão judicial favorável aos trabalhadores. 

Amanhã, quinta-feira, 11/02, acontecerá assembleia geral em frente ao hospital, a partir das 8h. O presidente do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, denuncia que o problema de atrasos salariais é recorrente, por isso, a categoria avaliará possibilidade de greve. 
Greve no Hospital de Aquidauana? II
 
O Sindicato destaca que o hospital está sob intervenção da prefeitura municipal de Aquidauana. Apesar do município ser o responsável pela instituição hospitalar, o que presenciamos é uma situação crítica de abandono porque diante de tantos problemas não há manifestação do órgão público para regularizar a situação”, avalia o presidente. “Com toda esta situação, os trabalhadores estão desmotivados, mas nem por isso deixam de prestar atendimento de qualidade aos usuários. É justo que sejam tratados com respeito e recebam os seus proventos”, destaca o diretor do SIEMS, Sebastian Rojas. O Hospital Regional de Aquidauana cujo interventor é o prefeito Zé Henrique foi condenado pela Justiça, de acordo com o Sindicato a pagar mais de meio milhão de reais referente a férias e dividas trabalhistas.
Pegando no pé
 
O diário oficial do Ministério Público do próximo dia 11 já está disponível no site e nele, consta a abertura de sete inquéritos civis para apurar irregularidades no município de Dourados. Todas relacionadas a fragilidade do sistema de saúde, entre rede privada e pública. Há também uma recomendação para que a saúde municipal tome providências em relação a dengue, zika e afins. (Jogo Aberto-Campo Grande News)
Até quando?
 

Quando você pensa que já viu de tudo, fatos que provocam indignação e revolta são relatados por pessoas da comunidade aquidauanense, vitimas do descaso e da negligência. Nesta primeira semana de fevereiro uma mulher em trabalho de parto por 48 horas acabou removida do Hospital Regional de Aquidauana para Campo Grande, porque não tinha pediatra.


Segundo informações a remoção ocorreu porque a família teria acionado o Conselho Tutelar de Aquidauana, afinal a demora no atendimento estava colocando em risco a vida do bebê. Felizmente na Capital o parto foi realizado e tanto mãe quanto o bebê passam bem. Para viabilizar a transferência, em desespero os familiares ameaçaram denunciar a direção do hospital ao MPE – Ministério Publico Estadual. 

Esse caso evidencia o descumprimento de uma decisão judicial seguido de um acordo assinado entre a Prefeitura de Aquidauana e o Poder Judiciário que prevê inclusive a liberação de recursos necessários para garantir o funcionamento mínimo do hospital e o atendimento a população. A desobediência ao Poder Judiciário é flagrante.

Familiares da gestante acreditam que a presença de membros do Conselho Tutelar de Aquidauana no momento dos fatos no Hospital de Aquidauana pode ter garantido a sobrevivência do bebê, pois mesmo com todos os esforços dos trabalhadores da unidade de saúde, a ausência do pediatra poderia fazer a diferença entre a vida e a morte da criança. 

Tudo indica que se o caso for tratado com seriedade, um relatório deverá ser encaminhado nos próximos dias ao juiz da Vara da Infância e Juventude de Aquidauana, Dr. Giuliano Máximo Martins e também a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da comarca de Aquidauana, afinal houve violação de direitos. Providências precisam ser tomadas porque a questão se apresenta com extrema gravidade, pois se trata de vidas, que podem se perder, tendo em vista a má gestão, o descaso e a negligência para com a população de Aquidauana.

 

Na politica...
 
De Aquidauana o pecuarista Odilon Ribeiro se posiciona como pré-candidato a prefeito neste pleito eleitoral que se avizinha pelo PSDB. Odilon disputou a eleição em 2008, obteve 8.495 votos e acabou derrotado. Em junho de 2012 Odilon Ribeiro desistiu da candidatura a prefeito pelo PDT alegando falta de apoio. 

Depois destes fatos, Odilon Ribeiro ingressou no PMDB do empresário Fauzi Suleiman e por aproximadamente 10 meses foi gerente de Governo da administração José Henrique Trindade. Em 2014 Odilon Ribeiro apoiou a candidatura de Reinado Azambuja ao Governo do Estado e no ano passado assumiu a presidência do PSDB de Aquidauana que era até então liderado pelo grupo do ex-vereador e ex-vice prefeito Vanildo Neves. 

O PSDB tem no Poder Legislativo de Aquidauana 3 vereadores Thales Leite, Valter Neves e Iran Resende que fazem parte da base aliada do prefeito José Henrique Trindade que desistiu de ser candidato a reeleição para ser cabo eleitoral de Odilon Ribeiro.
Descaso do "Zé"
 
O que se vê em Aquidauana é um descaso em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor de doenças como Dengue, zika e chikungunya. A sujeira nos bairros e a ineficiência na manutenção de rotina da cidade confirma o que pensa a população. Estamos a mercê da ineficiência, do descaso e do desinteresse. 

O atual prefeito prefeito Zé Henrique ao desistir de disputar a reeleição enfatizou que a partir de agora teria uma equipe técnica e que iria "começar" a trabalhar de verdade, no entanto o que se vê são reuniões intermináveis onde se prioriza o loteamento de cargos em beneficio deste ou daquele politico, transformando gerências e cargos em moeda de troca. 

Enquanto isso a população assiste sem nada poder fazer a deterioração da cidade e casos suspeitos de Dengue, zika e chikungunya se avolumam. Vários são os exemplos do descaso, um deles está visível na rua Joaquim Nabuco, no local que deveria ser a calçada do cemitério municipal. 

Com o espaço ocupado por lixo, entulho, galhos de arvores e de material retirado de dentro do cemitério pela Prefeitura de Aquidauana. No trecho há água empossada e o pedestre precisa caminhar na pista correndo risco de ser atropelado, principalmente a noite quando a rua vira um breu por conta da ausência de iluminação publica.

E o que é pior, não adianta reclamar, o poder executivo ignora toda e qualquer reivindicação. E devido ao carnaval a Prefeitura de Aquidauana está de recesso e muitos dos que deveriam cuidar da cidade estão ausentes.
Cancelado Carnaval na ARPA!
 

Os organizadores das festividades carnavalescas no Clube da Associação Recreativa Paraguaia (ARPA) decidiram cancelar os últimos 3 dias do evento. A decisão foi tomada em virtude da falta de patrocínio e a expectativa de prejuízo. Um dos organizadores, o musico aquidauanense Rangel Castilho disse que a decisão foi difícil, mas que restou a sensação do dever cumprido. "Lutamos para realizar o evento, infelizmente não deu certo".

Recado entregue...
 
Dias atrás fiz uma critica em relação a falta de investimentos da Sanesul em Aquidauana principalmente no que diz respeito ao saneamento básico. Por conta dessa atuação pífia da empresa em Aquidauana, muitas famílias sofrem com fossas sépticas construídas sem nenhuma orientação. 

Enquanto isso, se briga muito por cargos na empresa. Após a publicação dois fatos interessantes ocorreram, um deles foi a visita de uma equipe da Sanesul na minha residência, com certeza cumprindo ordens, para uma vistoria no hidrometro. O lacre velho foi substituído por um novo. Agradeço!

Logo em seguida O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato do Groso do Sul), Luiz Rocha, se reuniu com representantes da Prefeitura de Aquidauana para discutir investimentos no sistema de esgotamento sanitário do município. A reunião aconteceu na sede da Sanesul, em Campo Grande. O que me chamou a atenção foi o fato de que os dirigentes da empresa em Aquidauana não foram convidados. 

Na oportunidade se discutiu a implantação de rede de esgoto na Vila Cidade Nova e no bairro Alto. Interessado em ajudar, o presidente da Sanesul Luiz Rocha foi extremamente cordial e entendeu as necessidades de Aquidauana, cidade considerada o Portal do Pantanal. "A reunião foi positiva".

Enquanto isso o acesso a sede da Sanesul em Aquidauana no bairro da Serraria é uma vergonha. O trecho de asfalto está tomado por buracos e o entorno da empresa não tem sequer calçada, pedestres são obrigados a transitar na rua correndo risco de serem vitimas de atropelamentos. 
Confirmada...
 

A desistência do Itaporã. Agora é hora do Aquidauanense que tem até o dia 11 para inscrever os jogadores e correr contra o tempo para estrear em casa jogando contra o Sete de Setembro (Dourados).

Trocando de partido!
 

A promulgação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 113/2015, prevista para o próximo dia 18, deverá provocar uma debandada de candidatos detentores de cargos eletivos que desejam disputar as eleições municipais de outubro em Mato Grosso do Sul. A promulgação da chamada “janela partidária” está sendo aguardada com expectativa principalmente por deputados e vereadores que estão de olho nas prefeituras tanto em Campo Grande quanto no interior do Estado. Em Aquidauana o pré-candidato a prefeito vereador Mauro do Atlântico já decidiu deixar o PT e aguarda apenas a promulgação da PEC, além disso pelo menos 10 vereadores aquidauanenses devem mudar de partido para disputar a reeleição ou até compor como vice uma chapa majoritária.

E o apoio?
 

O Aquidauanense, terceiro colocado na Série B 2015, está de volta à primeira divisão do futebol sul-mato-grossense. Pelo menos no entendimento da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), que confirmou o time no Campeonato Estadual na vaga aberta pela desistência do Itaporã, que oficializou sua saída da competição nesta sexta-feira (5). 

Poucas horas depois do documento ser protocolado, mesmo com o campeonato já em andamento, a entidade soltou nota afirmando que o lugar será ocupado pelo Azulão da Princesa. Este é ano de eleição, 
vamos observar aqueles que se dispõem a contribuir com o "Azulão da Princesa", que precisa pelo menos se manter em boa colocação para estar automaticamente na série A de 2017 quando Aquidauana terá um novo prefeito, porque o mandato do atual termina este ano e Zé Henrique já anunciou que não disputa a reeleição e deve apoiar o candidato do PSDB.

Latrocínio!
 

A aposentada Sebastiana Corrêa, 77 anos, irmã do músico Maciel Corrêa, foi encontrada morta na manhã deste sábado (6) na casa em que morava, no Aero Rancho. Ela teve o pescoço cortado na região da veia jugular, além de apresentar sinais de espancamento e violência sexual, segundo as primeiras informações policiais.

Equipes da perícia e da Polícia Civil continuavam no local, até o fechamento deste texto. Um suspeito, ainda não identificado, foi detido para averiguação, segundo o delegado Cleverson Alves do Santos, do SIG (Serviço de Investigações Gerais).

Carnaval sem beijo na boca!
 

A descoberta da presença do zika vírus ativo, com real possibilidade de transmissão através da saliva e urina, voltou a acender o alerta entre especialistas e técnicos da área da saúde. Durante o Carnaval, as recomendações incluem até precaução com beijo na boca.

Apesar de ainda não haver uma confirmação sobre esse tipo de contágio, o infectologista Rivaldo Venâncio ressalta a importância de adotar medidas de prevenção, especialmente para quem pretende aproveitas os quatro dias de carnaval. 
Para Rivaldo, o maior problema desse período de festa é o consumo excessivo de álcool. "Quem exagera acaba tendo atitudes de risco, como manter relações sexuais sem preservativo. Por isso é fundamental redobrar os cuidados", destaca.

Em ação!
 

Já há algum tempo se enfatiza o perigo iminente em relação a queda de eucaliptos que margeiam a area do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, na rua Joaquim Nabuco em Aquidauana o que gerava preocupação aos moradores, pois devido a altura estava evidente que a queda em caso de temporal poderia danificar a rede elétrica e também atingir residências. 

Nesta semana, depois de dois casos concretizados, felizmente apenas com danos materiais, o comando do 9º BEComb resolveu tomar um atitude e está efetuando o corte dos eucaliptos cuja idade é difícil prever, acredita-se que alguns são centenários. Com essa atitude, louvável por sinal, se inviabiliza qualquer risco de acidente.

Os Dez Mandamentos em Aquidauana
 
Com roteiro de Vivian de Oliveira e direção de Alexandre Avancini, o longa "Os Dez Mandamentos" conta com atores ex-globais como Guilherme Winter, Sérgio Marone, Giselle Itié, Samara Felippo e Sidney Sampaio. A versão cinematográfica da novela já levou mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros e bateu o recorde de pré-venda. O filme continua em cartaz no Cine Atlântico (Grupo Cine) no Atlântico Super Center em Aquidauana, na Vila Santa Terezinha. A partir de hoje serão três sessões diárias, às 16:15 - 18:45 e 21:15. Imperdível! Quem assistiu recomenda!
Aquidauanense joga dia 14 em Aquidauana
 
Como o Aquidauanense vai ocupar a vaga do Itaporã no Grupo B, a tabela do campeonato não sofre alteração, com o novo integrante seguindo a ordem dos jogos já estabelecida. O primeiro jogo será no dia 14 de fevereiro, às 15h, no Estádio Noroeste, contra o Sete de Dourados. Na sequência joga contra o Ivinhema no Estádio Saraivão, Naviraiense e Corumbaense em casa e fecha o primeiro turno contra o Águia Negra no Estádio Ninho da Águia, fechando o turno.

Novamente com 12 clubes, o regulamento mantém rebaixamento de dois times, os lanternas de cada chave. Os quatro primeiros colocados de cada lado avançam para as quartas de final e se enfrentam em confrontos eliminatórios de ida e volta. No Grupo A estão Comercial, Novoperário e Operário, todos da Capital, Misto de Três Lagoas, Serc de Chapadão do Sul e Costa Rica. Gazeta MS 
Fato
 
O ônibus que estava lotado, começou a esvaziar. Já vi esse filme antes!
No Planejamento...
 
O prefeito José Henrique Trindade exonerou o Gerente Thiago Sanches e nomeou no lugar a servidora publica Janaine Izumi, esposa do pastor Abraão Izumi - presidente da Ação Evangélica.
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br