Quinta-feira, dia 29 de Janeiro de 2015 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
Caldeirão Du Carvalho
 
Fato ou boato?
 
Experiente autoridade fez um comentário interessante: "Os vereadores devem tomar muito cuidado com essa sequência de más noticias sobre a administração municipal, afinal de contas são eles os avalistas do atual prefeito e já começou a contagem regressiva para 2016".
Depois de...
 
Reunião improdutiva de médicos com o prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade (PDT), o vereador Wezer Lucarelli reiterou denuncias junto a Procuradoria Geral de Justiça pedindo providências urgentes. "Zé Henrique" chegou a  dizer durante reunião que contou com a presença do Promotor de Justiça Dr. José Mauricio Albuquerque que não recebe nada para ser interventor do hospital.
Os médicos...
 
Denunciam em carta aberta que não conseguem atender a população por não terem as condições necessárias. Os pacientes estão correndo risco de vida porque a unidade não possui estrutura suficiente para admitir novos pacientes do município e outras regiões. Faltam monitores, antimicrobianos, exames laboratoriais básicos como hemograma e bioquímica, gasometria arterial, sondas vesicais, enterais, assim como, exames de imagem básicos como ultrassonografia e tomografia computadorizada. O numero reduzido de técnicos de enfermagem é constante. Faltam aparelhos como respiradores artificiais e luvas de procedimento. 
Constrangedora...
 
É a situação do Pronto Socorro do Hospital Regional. Durante a semana, apenas 1 plantonista adulto permanece no período noturno, sendo que o outro profissional realiza atendimento apenas das 19:00 às 23:00, ou seja, responsabilidade tamanha frente a um município de quase 50 mil habitantes, sem contar com a livre demanda dos paciente provenientes do município de Anastácio e regiões.
Transporte é precário
 
É frequente a necessidade de transporte de paciente graves até a capital do Estado, sendo que não existe UTI móvel disponível e nem mesmo escala de sobreaviso de médicos para realizar tal ato. Com isso, os pacientes permanecem na sala de emergência até a disponibilidade de médico. Muitas vezes o próprio plantonista é obrigado a realizar o traslado, deixando o colega médico pediatra de plantão responsável pelos atendimentos subsequentes.
Na ortopedia...
 
A falta de materiais para realizar as cirurgias eletivas é constante. Muitas vezes os pacientes são encaminhados à capital devido a ausência de fios de sutura adequados ou mesmo próteses indisponíveis. A equipe da cirurgia geral relata falta de fios cirúrgicos, assim como, ausência de antimicrobianos e até mesmo Unidade de Tratamento Intensivo sem leitos disponíveis.
Responsabilidade?
 
Quem será responsabilizado no caso de falecimento de um cidadão ou cidadão pela deficiência gerada pela falta de prioridade, pois se depender do prefeito Zé Henrique a paralisação dos serviços no Hospital Regional de Aquidauana está próximo da realidade? Zé Henrique teria dito, segundo o vereador Wezer Lucarelli que não sabia o que estava fazendo ali pois seus filhos estão criados e não precisa do hospital. "A população está entregue a própria sorte", disse o edil.
Em documento...
 
Encaminhado a Procuradoria de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul reitera denuncia protocolizada no dia 07 de dezembro do ano passado e pede tomadas de medidas urgentes, visando trazer a responsabilidades de nossas autoridades e restauração da continuidade e eficiência do serviço publico essencial. Vidas estão em risco, outras possivelmente tendo em vista ao quadro caótico. "Pacientes estão tendo suas chances de sobrevivência consideravelmente diminuídas e abreviadas", denunciou Lucarelli.
Por outro lado...
 
O Governo do Estado embora não tenha sido notificado oficialmente dos fatos, informa que os repasses foram efetuados acima do teto.  Ao se manifestar sobre o assunto o ex-prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) disse a imprensa que o atual prefeito Zé Henrique está "criando" uma crise. A Prefeitura de Aquidauana precisa aportar recursos próprios. "É isto que faz a diferença entre ter ou não ter um atendimento digno nesta unidade de saúde", enfatizou.
É direito do médico
 
IV - Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará imediatamente sua decisão à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina.
V - Suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Medicina. 

Promessa de Zé Henrique!
 
O prefeito de Aquidauana prometeu "tarifa zero" para o transporte dos acadêmicos da UEMS. Um Projeto de Lei foi enviado para a Câmara Municipal de Aquidauana onde foi aprovado, porém até o momento, segundo os universitários, a Prefeitura de Aquidauana não abriu licitação para escolher a empresa que prestará o serviço.
Jerson no TCE-MS
 
Tomou posse nesta quarta-feira (28/01), no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCEMS), o ex-deputado Jerson Domingos.Para isso ele renunciou ao mandato de deputado estadual e ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL-MS, conforme publicação no Diário Oficial da AL/MS de hoje.O presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves foi quem empossou oficialmente Jerson Domingos no cargo, cumprindo todas as formalidades legais.
Isso pode?
 
Prefeitura de Aquidauana empenha diária para Gerente Municipal antes mesmo dele ser nomeado. Seria adivinhação?
Fora do AR?
 
Um tal Sistema ASMED segundo informações estaria fora do ar em Aquidauana por falta de pagamento. Com isso as unidades de saúde não tem acesso ao prontuário dos pacientes. Tal fato também atrasa o faturamento dos procedimentos médicos e impede o acesso aos exames de laboratório dos usuários. Também está sendo relatado corte de energia, internet e telefone. Pelo que consta a energia do ESF da Vila Pinheiro foi religada na manhã de ontem (27), pois estava cortada desde a semana passada. 
Novo comando na PM-Aquidauana
 
O atual comandante do 7º BPM de Aquidauana Tenente Coronel Tolentino vai comandar o Batalhão de Trânsito em Campo Grande.  O ato oficial foi publicado ontem e o Tenente Coronel Marcos do Nascimento Silva que já foi sub-comandante da unidade militar de Aquidauana já assumiu o comando do 7º BPM.
Dizem...
 
Que facão passou afiado de ontem para hoje (26/27/01) na Gerência de Obras da Prefeitura de Aquidauana. "Sempre sobra para os pequenos".
O despertar do vice!
 
Tião Sereia diz estar indignado e com vergonha de ser vice-prefeito diante da situação de abandono de Aquidauana. "Tenho vontade de fazer mas não tenho autonomia para agir em defesa da nossa comunidade",  escreveu ele em sua página no Facebook.
Educação
 
Em meio a crise financeira, prefeitos do interior negociam atraso no início das aulas em escolas estaduais para economizar com transporte escolar e professores temporários. A medida, apresentada pela Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), recebe apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pode contribuir para o retorno dos alunos somente a partir de 19 de fevereiro, após o carnaval.
Fogo & Fumaça
 
Até quando a Prefeitura de Aquidauana vai permitir o acumulo de lixo e entulho no bairro da Serraria próximo do Parque Ecológico da Lagoa Comprida. O pior é que o fato ocorre a menos de uma quadra da residência do novo gerente de Obras, vereador Clézio Fialho.
Por falta...
 
De pagamento, energia elétrica da unidade ESF da Vila Pinheiro foi cortada na quinta-feira passada. Absurdo...atendimento dos pacientes ainda está suspenso. A Gesau não se manifestou sobre o assunto e a comunidade cobra duro dos servidores que não são os culpados.
Nota zero
 
Ironia, deboche e fiasco na solenidade posse dos novos gerentes. Sobrou para a equipe do Gabinete. Alcaide mostrou todo seu descontentamento com o "time".
Fora do ar
 

O portal da Prefeitura Municipal de Aquidauana está simplesmente fora do ar impedindo o acesso ao Portal da Transparência e ao Diário Oficial Eletrônico do Município de Aquidauana. Além disso está inviabilizado o acesso da população a informações de "utilidade publica". As causas que "tiraram" o site oficial do ar não foram divulgadas pela administração municipal. 10h21 do dia 27/01 (hoje)

Lamentável
 

A que ponto chegamos. Um cidadão e pai se revolta ao ver seu filho vitima de acidente não receber o devido atendimento no Hospital de Aquidauana acaba agredindo a recepcionista. O caso virou BO na PC. Sou contra a agressão, mas lamento dizer que estão deixando de priorizar vidas e acaba sobrando para quem nada pode fazer e que não tem o poder da caneta.

André Puccinelli...
 
Seria o culpado pela situação do Hospital Regional de Aquidauana que deixou de cumprir com o repasse de verba estadual para a unidade hospitalar de Aquidauana, pelo menos é o que afirmou a diretora do hospital, Ana Lucia Guimarães. "Os valores, algo em torno de 185 mil reais deixaram de ser repassados nos últimos meses e a Prefeitura de Aquidauana não tem  caixa", disse Tuca ao Campo Grande News.
Abandono
 
Aquidauanense diz que que sujeira no Cemitério Municipal é uma falta de respeito com familiares de falecidos. Além, disso parte de um trecho do muro na rua Joaquim Nabuco desabou há pelo 90 dias e muita sujeira é depositada no local que deveria ser a calçada. Por conta deste detalhe, o pedestre se vê obrigado a caminhar pela rua, correndo risco de ser atropelado. No periodo noturno o trecho está na escuridão, por falta de iluminação publica. 
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br