Sexta-feira, dia 03 de Julho de 2015 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
Caldeirão Du Carvalho
 
Dica de Saúde e Bem Estar Aquafisio
 
Os Benefícios da Bicicleta

Na academia ou no salão de ginástica do prédio, a cena não é diferente, todo mundo lota as esteiras enquanto as pobres das bikes ficam em segundo plano, porém, essa rejeição à bicicleta não tem qualquer fundamento ela é uma arma infalível para enxugar a gordura e deixar seu corpo magrinho e bonito. "Pedalar é um exercício aeróbico muito eficiente para quem quer perder peso e melhorar o condicionamento físico", além de emagrecer, você vai dar uma bela modelada nas pernas e no bumbum, já que o trabalho muscular nessa região é intenso.
Dufles...
 
Embora tenha sido exonerado a "pedido" da Gerência de Saúde, o vereador Dufles Pinto de Souza (PTdoB) disse durante discurso no gabinete do prefeito de Aquidauana que deixou o cargo por um problema politico.
Ao longo...
 
Dos anos havia uma torcida para que a administração municipal atrasasse o salário dos servidores, no entanto acabou sendo pago religiosamente dentro do mês trabalhado, no entanto, na atual, tal fato não se repete. O limite voltou a ser o quinto dia útil. Em comparação ao passado, atualmente o salário está sendo pago com atraso. 
Ao invés de...
 
Perguntar cadê o dinheiro que estava aqui, vou promover uma mudança significativa na pergunta. Cadê o neurologista que atendia aqui? Cadê a pediatra que atendia aqui? Cadê o radiologista que atendia aqui? Cadê o ultrassom que seria feito aqui? Aguardo respostas!
Posse na Saúde (01)
 
O conflito entre o discurso e as ações do atual prefeito de Aquidauana continua firme e forte, pois durante posse da nova Gerente de Saúde Jennefer Matos Freitas da Silva, 26, o alcaide disse em alto e bom som que se faz necessário a gestão não deixar as coisas acontecerem pra depois resolver. 

Posse na Saúde (02)

No entanto basta relembrar que duas anciãs e um pai de família precisaram pedir socorro ao MPE para que pudessem receber o atendimento necessário no Hospital de Aquidauana, que está sob intervenção do Município, aliás, o MPE chegou a pedir ao Poder Judiciário a prisão do prefeito Zé Henrique (PDT) por conta deste fato.

Posse na Saúde (03)

O prefeito Zé Henrique, disse ainda em seu discurso, que a saúde não é um oásis na gestão publica, e que o Município hoje sente o peso da folha de pagamento, sente o peso dos contratos, sente o peso das gratificações e que hoje "temos mais de dois mil funcionários”. Mas em nenhum momento ele manifestou interesse em reduzir despesas e melhorar a qualidade dos gastos.

Posse na Saúde (04)

No passado, durante o horário político eleitoral tudo era muito fácil de administrar, deixando transparecer ao eleitor que "ele" teria uma varinha mágica que resolveria todo e qualquer problema. "A gestão precisa antecipar aos problemas e a prevenção na saúde é prioridade para que não tenhamos problemas piores no futuro", frisou ele durante seu discurso, no entanto na pratica não é bem assim e a população paga um alto preço pela omissão, descaso e indiferença, fato de conhecimento publico e notório, amplificado e ratificado em vários pronunciamentos do vereador Wezer Lucarelli (PROS).

Posse na Saúde (05)

A nova gerente, segundo enfatizou o prefeito Zé Henrique terá que ver e avaliar o que realmente é necessário. “Ver tudo que é da nossa atribuição. Temos a questão do hospital. Falta recurso, o município não agüenta fazer essa gestão. É preciso dar um novo layout em relação há algumas atribuições do Poder Executivo Municipal”.

Posse na Saúde (06)

Zé Henrique ainda reclamou das dificuldades, do desemprego, do comercio que segundo ele está paralisado e da queda na receita. “Não podemos arrochar”.

Posse na saúde (07)

Durante o discurso, o prefeito Zé Henrique fez uma ressalva quanto a atuação do Corpo de Bombeiros, cuja questão do pagamento de alvará tem sido uma perturbação. Na sua narrativa, Zé Henrique diz que o Corpo de Bombeiros está exigindo agora hidrante no asilo da cidade e que a entidade não tem sequer dinheiro para tocar. “Como fazer um hidrante, como fazer um projeto lá”, questionou!

Posse na saúde (08) 

Zé Henrique ainda deu conselhos a nova Gerente de Saúde Jennefer Matos Freitas da Silva que foi indicada pelos vereadores do PTdoB Anderson Meireles e Dufles Pinto de Souza. “Tenha em mente que a gente precisa de equilíbrio, que a gente precisa gastar de maneira útil os nossos recursos e tomara que de certo sua gestão frente a saúde”.

Posse na saúde (09) 

O prefeito Zé Henrique ainda alertou a nova Gerente de Saúde de que ela será cobrada a partir de hoje. Amanhã o radialista Corrêa Filho vai lembrar-se de você, o Freixes vai lembrar “ótimamente” bem de você. Você deixa de ter sossego e seu celular não pode ficar desligado. “A melhor maneira do gestor publico conviver é dizendo a verdade. Se não tem, se não dá. A verdade é essa” enfatizou o alcaide. 

Posse na saúde (10) 

“Aquidauana é uma cidade difícil e nós já estamos ai num processo pré-eleitoral. Já temos pré-candidatos aqui na nossa mesa. Tem hora que eles estão bem. Tem hora que o vento bate no rastro”. (Zé Henrique)

Posse na saúde (11) 

Zé Henrique ressaltou a necessidade de se atender bem os vereadores. Que ela visite os vereadores, que converse com os vereadores. “Eles podem nos dizer muita coisa, eles sabem de muita coisa, sabem o que estão armando, e o que pretendem fazer com você, por isso é importante que se tenha essa convivência constitucional com os vereadores. Se mexer mal, se falar mal, embora não veja como melindre, é meio complicado”.

Posse na saúde (12) 

Zé Henrique finalizou o discurso dizendo que a nova Gerente de Saúde pode contar com ele e que também com certeza vai contar com a Câmara de Vereadores, que normalmente dá 30 dias de sossego, mas “como já está no recesso, você não será lembrada nos próximos 30 dias. Eles serão de paz e sossego em relação ao Poder Legislativo.
Só pensando!
 
Existe a possibilidade de que os deputados descontentes com o PDT possam se abrigar no ninho tucano?
Articulando...
 
Para manter maioria no Poder Legislativo, prefeito de Aquidauana Zé Henrique acata indicação de ex-gerente de Saúde. A indicada foi empossada ontem no fim da tarde com a presença de apenas um dos dois vereadores do PTdoB.
Caos
 
A situação de caos vivida pelo Hospital Regional Estácio Muniz de Aquidauana começa a tomar contornos que preocupam a todos, sem que haja uma postura firme de quem tem o poder da caneta para garantir os direitos da população. Pelo que consta, na manhã desta quinta-feira (02) a Unidade de Terapia Intensiva teria sido fechada. Dois pacientes que estava internados, teriam sido transferidos para um quarto. As causas do fechamento da UTI não foram informadas. O que se pode observar é que o Poder Executivo apenas reclama dificuldades, mas não toma nenhuma medida que possa pelo menos minimizar os problemas vivenciados pela comunidade aquidauanense.
Segundo...
 
A diretora do Hospital Regional de Aquidauana Ana Lucia Guimarães, dois pacientes que estavam na UTI foram remanejados para quartos, mantendo todos equipamentos necessários em funcionamento para o suporte dos pacientes. Frisou ela ainda que a atitude foi tomada por conta de problemas no sistema de ar condicionado e da necessidade de realizar um serviço de desinfecção, que há muito não tem sido efetuado. "Tuca" garante que amanhã, sexta-feira (03) a Unidade de Terapia Intensiva estará reaberta para atender em caso de necessidade.

Abandono & desinteresse?
 
A quem cabe responsabilidades por fatos que estão ocorrendo na saúde de Aquidauana, cuja nova gerente foi empossada ontem pelo prefeito Zé Henrique para manter um acordo politico de apoio "irrestrito" na Câmara Municipal de Aquidauana? Ocorre que na manhã esta quinta feira (02), pessoas de todas as idades, inclusive anciãs (ãos) com idades superior a 70 anos deram com a "cara" na parede no Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana. Os exames de ultrassom de pelo menos 40 pessoas, que na maioria das vezes esperou até 90 dias pelo agendamento não foram realizados, devido a ausência do médico. A informação é de que o médico não compareceu, porque está levando calote da Prefeitura de Aquidauana. 
Lama asfáltica
 
Vale ressaltar que o serviço no bairro da Serraria em Aquidauana não foi concluído e o fato deverá ser levado ao conhecimento do Governador Reinaldo Azambuja que participou de um ato solene realizado no bairro, oportunidade em que autorizou a realização da aplicação de lama asfáltica nas ruas. Alguém desviou para outra região da cidade? Se isso ocorreu, trata-se de puro oportunismo politico eleitoreiro!
Constrangido!
 
O vereador Mauro do Atlântico disse no inicio da sessão de terça-feira da Câmara Municipal de Aquidauana que ficou constrangido em Camisão ao ouvir ao lado de diversas autoridades, inclusive do Poder Judiciário o pronunciamento dos dirigentes da Comunidade Terapêutica Lar Betânia. Segundo um dos dirigentes o prefeito de Aquidauana "Zé Henrique" fez um compromisso junto com sete vereadores de repassar recursos para a entidade. Este compromisso tem quase dois anos e nenhum centavo foi repassado para a instituição até o momento.
Ressocialização
 
Juiz de Aquidauana Giuliano Maximo Martins foi citado como exemplo em razão do trabalho que realiza junto com o Conselho da Comunidade no que diz respeito a ressocialização. 

O Des. Julizar ressaltou que a administração do TJMS está empenhada em apoiar os juízes que atuam em Mato Grosso do Sul, pois são profissionais muito eficientes e preocupados com a comunidade, com os jurisdicionados. "O Judiciário precisa dessas iniciativas que vão ao encontro dos anseios da população. O Tribunal de Justiça está focado, acompanhando e dando apoio aos juízes". 

O coordenador da Covep, Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, foi outro a ressaltar a importância de ações em que o detento tem a oportunidade de ressocialização. "Isso é muito importante porque todo trabalho visando a recuperação do preso e/ou que este cumpra as penas dentro das normas legais revela a preocupação do juiz. E hoje em Aquidauana estamos vendo mais um trabalho com os presos na prestação de um serviço em prol da sociedade. Tudo isso é motivo de contentamento para a justiça de MS". 

Para o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, presidente da Amamsul, prestigiar tal ocasião é motivo de alegria, pois é mais um juiz da Vara de Execução Penal que aproveita o trabalho dos presos. "O trabalho é revertido em prol da sociedade e o preso é beneficiado com a remição. E importante também é o papel da Amamsul nessas conquistas em divulgar o trabalho para que seja implantado não só pelos juízes da Execução Penal do Estado, mas que sirva de exemplo para todo o Brasil".

No próximo sábado (04) no programa Caldeirão Du Carvalho na FM Pantanal 87,9 a partir das 8 horas vamos ouvir as principais autoridades do judiciário que estiveram na ultima terça-feira, 30 em Aquidauana. Ainda teremos a presença ao vivo do presidente do Conselho da Comunidade Dr. Luiz Eduardo Arruda e o Diretor do Estabelecimento Penal Semi Aberto, Fábio Amarilio.
Olhem...Outra novidade da Feijoada!
 
Vai ser gravado o Programa de televisão Caipira Nato - apresentado pela dupla Alex & Yvan! No próximo domingo dia 05/07 durante a Feijoada da Solidariedade em Aquidauana a equipe da TVE estará juntamente com a dupla gravando um programa inteirinho durante o evento! Falarão sobre música, sobre a nossa região, e sobre tudo que envolve o evento da Feijoada da Solidariedade! Terá apresentação e entrevistas... Vamos lá!.
No próximo sábado (04)...
 
No programa Caldeirão Du Carvalho na 87 Pantanal FM a partir das 8 horas vamos ouvir as principais autoridades do judiciário de Aquidauana e do Tribunal de Justiça de MS que estiveram na ultima terça-feira, 30 em Aquidauana. 

Ainda teremos a presença ao vivo do presidente do Conselho da Comunidade Dr. Luiz Eduardo Arruda e do Diretor do Estabelecimento Penal Semi Aberto, Fábio Amarílio.

Em pauta ressocialização e investimentos através do Conselho da Comunidade nos projetos Calçada Social, Padaria no Estabelecimento Penal de Aquidauana e na Comunidade Terapêutica Lar Betânia. 

Vamos falar também de Feijoada da Solidariedade com a médica nefrologista, Dra. Viviane Nogueira Orro, esposa do deputado estadual Felipe Orro. Imperdível...
Hilariante!
 
Um vereador da base aliada do prefeito durante visita ao Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA) ao lado de inúmeras autoridades ao ver diversas casas de joão de barro na estrutura onde durante muito tempo funcionou uma fabrica de tijolo ecológico e que deixou de funcionar em 2013, não deixou por menos: "O João de Barro fez mais casa do que o prefeito de Aquidauana Zé Henrique Trindade". A titulo de informação, o atual prefeito da cidade não prestigiou os eventos realizados nesta terça-feira (30/06) pelo Tribunal de Justiça em Aquidauana.
Abandonado...
 
Pelo Poder Publico, a Comunidade Terapêutica Lar Bethânia localizado no distrito de Camisão sobrevive graças ao apoio da comunidade. Felizmente o Poder Judiciário enxergou qualidade, eficiência e responsabilidade na atuação, entregando a entidade um recurso que foi muito bem utilizado.  Nesta terça-feira o Juiz de Direito da Comarca de Aquidauana Dr. Giuliano Máximo Martins esteve no local em companhia de diversas autoridades, entre elas dois desembargadores Dr. Julizar Barbosa Trindade e o Dr. Luiz Gonzaga Mendes Marques para ver de perto a conquista.
É difícil...
 
Se ter ideia do que se paga para usufruir da liberdade de expressão em defesa da comunidade. O retorno vem em forma de perseguição que muitas das vezes atingem até os nossos familiares, mas não temos nenhuma pretensão de desistir. Enquanto há vida, há esperança!
De olho
 
Tem gerente que literalmente meteu a mão na cumbuca e acabou flagrado cometendo irregularidades. É hora de rever conceito e entender que ninguém está blindado e que uma hora a "caneta" da justiça alcança.
Casca vazia
 
As informações que chegam dão conta da precariedade do atendimento no Hospital Regional Estácio Muniz de Aquidauana, no entanto o silêncio dos profissionais de medicina que estão há dois meses sem receber o pagamento deixa a impressão de que tudo está bem! 
Alguns...
 
Profissionais de medicina que prestam serviços na unidade de saúde não se manifestam, no entanto é de conhecimento publico que dirigentes do Hospital de Aquidauana que está sob intervenção do Municipio, tendo como interventor o prefeito Zé Henrique estiveram neste inicio de semana na sede do MPE para relatar o "caos".
Tribunal de Justiça
 
Deu uma lição de como promover inclusão social e ao mesmo ressocializar o presidiário. Calçada com piso tátil construída por internos do Semi aberto, padaria em pleno funcionamento no interior do Estabelecimento Penal de Aquidauana e anuncio da liberação de recursos através do Conselho da Comunidade para a Comunidade Terapêutica Lar Betânia localizado no distrito de Camisão.
Convite
 
Pelo andar da carruagem nosso entrevistado no programa Caldeirão du Carvalho no próximo sábado, 4 de julho na FM Pantanal - 87,9 das 8 as 10 hs, deve ser o empresário e ex-prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman (PMDB). O convite foi feito na ultima segunda-feira e teremos a resposta até amanhã, quarta-feira (01/07).
Afunilando
 
A partir desta semana começa a afunilar o prazo de filiação partidária para aqueles que querem disputar o pleito eleitoral em 2016 para prefeito ou vereador. O prazo de fechamento das filiações expira em 90 dias, sendo que no dia 30 de junho de 2016 é a data final para realização das convenções e escolha de candidatos. Faltam apenas 12 meses e partir de agora o politico no poder ou fora dele começa a ser mais "bonzinho" com o povo. Por exemplo, em Aquidauana será implantado um restaurante popular e deverá ter inicio a distribuição de cestas de alimentos para famílias em vulnerabilidade social, entre outros gestos de bondade com dinheiro publico.
Bens bloqueados
 
O juiz substituto da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Marcelo Ivo de Oliveira, acatou solicitação do Ministério Público Estadual (MPE) e bloqueou R$ 148,8 mil dos bens do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), bem como do secretário municipal de administração, Valtemir de Brito, devido a três nomeações de supostos funcionários fantasmas. O advogado do progressista, Jail Azambuja, entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado (TJ/MS) hoje à tarde e espera reverter a situação dentro de 24 horas. 
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br