Segunda-feira, dia 30 de Maio de 2016 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
Caldeirão Du Carvalho
 
Vacina Pra Todos Já
 

Um protesto contra a falta de vacinas contra a gripe é convocado por meio do Facebook para a próxima segunda-feira (dia 30), às 16h, em Campo Grande. Intitulada “Vacina Pra Todos Já”, a ação será realizada em frente à prefeitura da Capital, na avenida Afonso Pena. A página da mobilização informava, às 9h30 deste sábado (dia 28), que são 3,4 mil convidados e que 175 comparecerão.

“Queremos apenas nosso direito, muitas pessoas ficaram sem vacina da H1N1, tem pessoas morrendo por causa dessa gripe e ele [prefeito] não está cumprindo suas obrigações com a população. Convocamos a população pra que venha com a gente pra prefeitura, que vamos protestar até o nosso prefeito conversar, escutar a gente e fazer com que nosso direito seja garantido”, diz o texto de convocação para o protesto. Em Aquidauana com duas mortes e vários casos suspeitos, ainda impera o silêncio.

Celulares de MS ganham mais um dígito
 

Os números de celulares de seis estados e do Distrito Federal terão mais um número a partir de amanhã (29). Para fazer ligações ou mandar mensagens de qualquer lugar do país, seja de telefone fixo ou móvel, para celulares desses estados, será preciso discar o 9 antes do número do telefone.

Vários aplicativos gratuitos podem ajudar na atualização automática da agenda de contatos. Os programas incluem automaticamente o 9 na frente de todos os contatos do celular nas regiões onde o nono dígito já foi implantado. Há sistemas disponibilizados pelas operadoras de telefonia móvel e outros oferecidos por empresas de tecnologia.

Polêmica...
 
Tomou conta da discussão e votação de projetos de lei, de autoria do vereador Nilson Pontim (PSDB), que autoriza o município a adquirir e/ou permutar um imóvel para construção de um novo cemitério público municipal e que autoriza, também, adquirir e/ou permutar para o município imóvel para ser utilizado na exploração e retirada de cascalho. 

Na realidade o Poder Executivo não precisa de autorização do Legislativo para desapropriar, basta apenas a caneta do prefeito e gestão palavra que em Aquidauana parece não fazer parte do dicionário. Os projetos foram aprovados em 1º turno de votação e devem voltar a pauta na próxima terça-feira (31).
Recado de Reinaldo!
 
"O que ganha uma eleição é a boa proposta, a confiança do candidato e a capacidade dele resolver problemas que não foram resolvidos. Se fosse por pesquisas, eu não estaria governador. Todos acompanharam quando institutos de renome nacional colocavam meu nome sempre perdendo nas pesquisas e hoje sou governador. Insisto em dizer que o que define a eleição é a vontade livre e soberana da população, além da credibilidade da proposta. O eleitor quer alguém honesto, trabalhador e que tenha capacidade".

Ainda de acordo com Reinaldo Azambuja, os pré-candidatos não devem se preocupar com pesquisas, mas, sim, com as propostas que vão apresentar aos eleitores. Esse programa, segundo ele, deve ser feito de forma conjunta com as lideranças políticas, os partidos e a sociedade douradense "para continuar aquilo que está bom e melhorar aquilo que puder ser melhorado".
É preciso tomar atitudes!
 
A Saúde de Aquidauana informou que até o dia 20 deste mês foram confirmados 13 casos de gripe H1N1 no Município, além de vários casos suspeitos não notificados, sendo que duas pessoas morreram. As mortes confirmadas coloca o município de Aquidauana em situação de alerta geral em relação a doença, merecendo uma atenção especial por parte das autoridades competentes.
Por conta dos fatos, a vereadora Luzia Cunha quer saber quais as providências que a Gerência de Saúde de Aquidauana tomou junto a Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde para aumentar o numero de doses de vacinas, ampliar o período de vacinação e também ampliar os grupos a serem vacinados.
Em nota a imprensa A Prefeitura de Aquidauana afirmou que o município recebeu 16.000 doses de vacina de Gripe, sendo estas distribuídas em todos os grupos prioritários. A partir de agora a vacinação será realizada somente neste grupos.
No entanto muitas pessoas que não estão nos grupos de maior risco de contaminação e óbito ao serem expostos a doença foram vacinados. Por este e outros motivos, quem procura pela vacina H1N1 em Aquidauana não encontra, o que deixa indignado o cidadão ou a cidadã.
Decisão da Champions League amanhã nos cinemas!
 
Parece simples, mas não é! Aquidauana além de estar no mapa dos grandes filmes, também entra para a história por exibir em um cinema ao vivo pela primeira vez um jogo de futebol. O Cine Atlântico em Aquidauana (Grupo Cine) é uma das 150 salas no Brasil a transmitir o jogo final da Champions League no próximo sábado, 28 a partir das 14h30 (Horário de MS).

De cinema! Assim pode ser definida a final da Liga dos Campeões da Europa, no próximo sábado, entre Real Madrid e Atlético de Madrid. A partida será transmitida em 150 salas de cinemas de todo o país. A Globo fechou uma parceria com a Cinelive e com a Cinecolor, distribuidoras de conteúdo via satélite para cinemas do Brasil, para levar a transmissão da finalíssima do dia 28 de maio, em Milão, às telonas. (Foto Globo Esporte)
Calote?
 

O jovem estudante e pesquisador, Luiz Fernando da Silva Borges, de 17 anos, morador de Aquidauana, participou na noite de terça-feira (23/02) da sessão ordinária da Câmara Municipal. Além de participar da reunião, Luiz Fernando foi pedir à Câmara apoio financeiro para a aquisição de equipamentos e materiais necessários para a materialização desse projeto.

Os pares se comprometeram a fazer gestão política junto ao prefeito José Henrique Trindade a fim de viabilizar recursos para o jovem pesquisador desenvolver o atual projeto e continuar elevando com orgulho o nome de Aquidauana além das fronteiras desse país. O apoio seria de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais)

A questão é que, o jovem viajou ganhou premio nos EUA e na sessão da ultima terça feira (24/05) (90 dias depois) Luiz Fernando da Silva Borges voltou à Câmara de Aquidauana para cobrar o que foi prometido pelos vereadores e que ainda não foi cumprido. Mais uma missão para o "super" Montana, vereador e líder do prefeito Zé Henrique Trindade na Câmara de Vereadores de Aquidauana. Isso é uma vergonha!

Pensa na pressão...
 

Que está sofrendo quem trabalha no setor de saúde neste momento em que existe uma quase romaria em busca da vacina H1N1. 

Quem tem acesso pede a intervenção de políticos e lideranças para furar o bloqueio por conta de não estarem inclusos no grupo prioritário. 
Muitas pessoas conseguiram até mesmo indicação médica para conseguir "furar" a fila. O sonho de quem atua na área é de que em breve o Município possa receber uma nova remessa de vacinas.

Durante...
 

Sessão da Câmara de Aquidauana na ultima terça-feira o vereador Clézio Fialho, ex-presidente do Poder legislativo, ex Gerente de Obras da administração Zé Henrique Trindade (PDT) e atual presidente do PTB de Aquidauana confirmou que o partido tem pré-candidato a prefeito. Em sua fala na tribuna Clézio Fialho disse que o pecuarista e ex-presidente do Sindicato Rural de Aquidauana Tinho Proença é o pré-candidato da legenda na sucessão do atual prefeito, que desistiu de ser candidato a reeleição.

Dizem...
 

Que o prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade (PDT) estaria aproveitando o fim de semana prolongado para conversar com familiares e amigos pensando em disputar a eleição. Não há o que se "falar" em reeleição pois não foi eleito. Quem sabe agora ele consegue!

É preciso tomar atitudes!
 
A Saúde de Aquidauana informou que até o dia 20 deste mês foram confirmados 13 casos de gripe H1N1 no Município, além de vários casos suspeitos não notificados, sendo que duas pessoas morreram. As mortes confirmadas coloca o município de Aquidauana em situação de alerta geral em relação a doença, merecendo uma atenção especial por parte das autoridades competentes.

Por conta dos fatos, a vereadora Luzia Cunha quer saber quais as providências que a Gerência de Saúde de Aquidauana tomou junto a Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde para aumentar o numero de doses de vacinas, ampliar o período de vacinação e também ampliar os grupos a serem vacinados.

Em nota a imprensa A Prefeitura de Aquidauana afirmou que O município de Aquidauana recebeu 16.000 doses de vacina de Gripe, sendo estas distribuídas em todos os grupos prioritários. A partir de agora a vacinação será realizada somente neste grupos. 

No entanto muitas pessoas que não estão nos grupos de maior risco de contaminação e óbito ao serem expostos a doenaça foram vacinados. Por este e outros motivos, quem procura pela vacina H1N1 em Aquidauana não encontra, o que deixa indignado o cidadão ou a cidadã. 
De olho!
 
O MPE (Ministério Público do Estado) instaurou inquérito civil para investigar a insuficiência na quantidade de vacina contra a gripe disponibilizada para a Sesau em Campo Grande. A promotora Filomena Fluminhan afirma que levou em conta o crescente aumento no número de casos da doença. Acho que o MPE deveria tomar a mesma atitude em Aquidauana. A falta de vacinas contra a gripe H1N1 na rede pública de saúde seria reflexo da vacinação feita em grupos não prioritários. Duas mortes foram confirmadas no município.
Estavam com...
 
Tanta pressa pelo ponto facultativo prolongado em Aquidauana que até o decreto precisou ser refeito e republicado na edição de hoje (24) do DOEM, afinal Corpus Christi não é feriado - O que está valendo é esse, acho eu...

Art. 1.º - Por força do presente, fica DECRETADO ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 26/05/2016 e 27/05/2016, retornando as atividades normais no dia 30 de maio de 2016.

§ 1.º - Excetuam-se dos efeitos do presente Decreto, as atividades consideradas essenciais e aquelas que, por sua natureza, não permitem paralisação, bem como ainda aquelas que os Gerentes Municipais entenderem necessárias.

§ 2.º - As escalas de trabalho dos servidores públicos, cujos serviços ficam excetuados dos efeitos deste Decreto, serão de inteira responsabilidade dos Gerentes.

Art. 2.º - Este DECRETO entra em vigor na data de sua publicação na imprensa oficial eletrônica do Município, devendo ser afixado também nos lugares públicos de costume.
Nota de Esclarecimento
 
Gerencia de Saúde de Aquidauana

Conforme Comunicado Nº283/2016 da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização estabelece que o público alvo da Campanha de Influenza são: Idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade. Estes grupos são os que apresentam maior risco de contaminação e óbito ao serem expostos a doença.
De todos os grupos mencionados não alcançamos cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde apenas em crianças e gestantes, os quais estão sendo realizadas buscas destes grupos. O município de Aquidauana recebeu 16.000 doses de vacina de Gripe, sendo estas distribuídas em todos estes grupos prioritários. A partir de agora a vacinação será realizada somente neste grupos. Fonte: Agecom/Gesau.
E agora José?
 

Mato Grosso do Sul já registra 20 mortes por gripe, sendo 19 por H1N1 e um por influenza B. A cidade que mais registra mortes no estado é Campo Grande, com 7 vítimas. Depois vem Naviraí, com 4 mortes, e Três lagoas, com duas. Os dados são do boletim epidemiológico n.10 Influenza, da Secretaria Estadual de Saúde.

O relatório da campanha vacinal do SIPNI demonstra que cidades do Mato Grosso do Sul que registram morte não atingiram a meta, que é de no mínimo 80% do grupo prioritário, até esta quinta-feira (19), véspera do fim da campanha. Aquidauana vacinou apenas 53,21% da população de risco. É um dos piores desempenho.

TCE MS
 
Determina a Prefeitura de Aquidauana através do gestor do Fundo Municipal de Saúde que implante o serviço de contabilidade, para o fim de registrar a movimentação e o estoque dos medicamentos na Farmácia Básica do Município, nos termos do art. 83 da Lei (federal) n. 4.320, de 1964; b).
FM América 100,9
 
Emissora que é uma das mais potentes do Estado de Mato Grosso do Sul com uma excepcional área de abrangência está sob nova direção. A mudança ocorreu por conta dos problemas de saúde do proprietário, o empresário Raul Freixes. Raul Freixes Filho que já está residindo na cidade assumiu o controle administrativo e financeiro da emissora, líder audiência em Aquidauana e região.
Recolhendo sucata!
 

Prefeitura de Anastácio começa a remover os veículos abandonados na Rua Índio Neco e na Rua 27 de Julho. Oficinas e proprietários abandonaram os veículos que estavam servindo de criadouro de mosquito e outros insetos, além de colocar em risco a segurança da comunidade, já que bandidos usam sucatas como esconderijo de drogas. As ruas ficarão limpas!

Fernando dos Anjos
 

Os aposentados e pensionistas do AQUIDAUANAPREV, instituto municipal previdenciário, não vem respeitando o calendário de pagamento de seus associados, que é todo dia 05 de cada mês. Não existe uma desculpa plausível para essa situação, então isso mostra que alguma coisa está acontecendo e está errado, e provocando essa triste situação. Para evitar que isso se torne uma bola de neve em Aquidauana, estamos aqui convidando aqueles aposentados ou pensionistas que queiram fazer parte de uma comissão para buscar nossos direitos junto a Justiça de nossa Comarca.

H1N1
 

A morte da paciente Marley Dalbosco, de 56 anos, que estava internada no Hospital da Vida em Dourados, foi confirmada na manhã desta sexta-feira (13). Familiares e amigos da vítima usaram o Facebook para deixar mensagens de despedidas e homenagens.

"Que Deus em sua infinita misericórdia a receba de braços abertos. Que Jesus derrame seu bálsamo acalmando o coração dos que aqui ficam. Descanse em paz", diz uma das mensagens deixadas no perfil da vítima.

O corpo de Marley será levado para Corbélia (PR), onde será sepultado. Além das três mortes pela doença em Naviraí, também foram registrados quatro óbitos em Campo Grande e dois em Três Lagoas. Em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Juti e São Gabriel do Oeste houve uma morte pela doença em cada um dos municípios.

Índios ocupam fazendas em Aquidauana!
 

As fazendas estão na área reivindicada pelos índios como dentro da terra Taunay-Ipegue. Segundo o dono da fazenda Funil, os indígenas ocuparam 2.561 hectares onde estão 870 cabeças de gado, além de mangueiro e das casas sede e de funcionários.

Já na Capão das Araras, são 1.370 hectares ocupados pelos índios, de um total de 2.482 hectares da fazenda. No local da ocupação, há são 1.392 cabeças de gado, uma casa de funcionário, um galpão e mangueiro completo, além de um trator.

Segundo os proprietários de ambas as fazendas registraram, os índios pediram para cada um deles três vacas para liberar a retirada do gado que está nos locais ocupados. O dono da fazenda Capão das Araras é Yonne Alves Stefanini, de 67 anos, enquanto que Estevão Ferraz Correa, de 71, é o proprietário da fazenda Funil.

Capacitação em Aquidauana!
 

A AMAS - Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados – com apoio do SEBRAE, da ACEA – Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana -, Distribuidora de Alimentos Francisco Ikeda Ltda., e do Café Três corações, promove, em Aquidauana, cursos do projeto AMAS INTINERANTE. 

Tem como alvo os empresários, gerentes, supervisores, encarregados e operadores de micro, pequenas, médias e grandes empresas de supermercados. Na segunda-feira (16) será aplicado o tema “Maximizando resultados de loja com prevenção de perdas”, e na terça-feira (17) será “Estoque, Armazenamento, Exposição e Reposição de Mercadorias”.

O objetivo é atualizar o setor supermercadista das cidades de Aquidauana, Anastácio, Miranda e demais outras da região, quanto aos novos modelos e técnicas de gestão, as tendências do mercado e capacitar os recursos humanos com práticas operacionais inovadoras. Os cursos, com carga horária de 8 horas, cada tema, serão aplicados pelo consultor Frederico Gorgulho, na sede da ACEA, à Rua Estevão Alves Corrêa, 195, centro, no horário das 13h30 às 22 horas.

Câmara de vereadores ajuda comprar ambulância!
 

A festa do 36º aniversário de Bodoquena foi coroada com a entrega de uma UTI Móvel Neonatal novinha, adquirida com recursos de emenda parlamentar e contrapartida do município. O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) - que destinou R$ 30 mil para compra da UTI Móvel - participou do ato de entrega na noite desta quinta-feira (12), ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Arsênio Martins, que fez o pedido da emenda, e do prefeito Jun Iti Hada.

"É a primeira UTI Móvel de Bodoquena nestes 36 anos de história. Graças ao deputado Felipe Orro, que tem sido parceiro da cidade, destinou a emenda de maior valor. A Câmara também contribuiu devolvendo recursos do duodécimo para ajudar na compra", disse o vereador. E Aquidauana?

Convite!
 

Membros do Conselho Tutelar de Aquidauana vão usar a tribuna do Poder Legislativo na sessão ordinária da próxima terça (17) a partir das 19 horas. Na oportunidade, conselheiras vão enfatizar as ações realizadas pelo colegiado e esclarecer direitos e deveres.

Sua presença é importante.

Anastácio 51 anos!
 
Hoje sexta-feira, 13, às 9 horas, no Assentamento São Manoel, tem início o Torneio de Futsal e Vôlei, evento que também marcará a inauguração da quadra de esportes, iluminação e climatização das salas, benefícios que compõem o Projeto Novos Ares, que a Administração Municipal lança esse ano em comemoração aos 51 anos da cidade.

No Assentamento Monjolinho acontecerá a entrega da reforma e ampliação da escola Novo Progresso, e também lançamento do Projeto Novos Ares, que leva climatização de todas as salas de aula. No Monjolinho a programação começa às 11 horas, na próxima terça-feira, 17 de maio.

“A educação municipal em tempos anteriores era tratada com descaso. Eu e minha equipe temos trabalhado para virar essa página e conseguirmos fazer da rede municipal, a melhor de todo o Estado. Prova disso, hoje estamos no ranking nacional entre as 10 melhores merendas ofertadas na rede pública”, contou o prefeito Douglas Figueiredo.

Em relação ao projeto pioneiro “Novos Ares” o prefeito pontuou que “terminarei a gestão na prefeitura com a meta concluída, de deixar todas as salas de aulas das escolas municipais 100% climatizadas, do jeito que as crianças merecem estudar e os professores trabalharem”.
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br