Terça-feira, dia 16 de Setembro de 2014 - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal
EVENTOS
SOCIAL
ANIVERSÁRIOS
LAZER
Caldeirão Du Carvalho
 
Pressa
 
Os prefeitos que estão em dúvida ou não concordam com os resultados da contagem populacional feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) podem apresentar recurso junto ao órgão até quarta-feira (17). Caso contrário, terão de amargar menos recursos a partir de 2015. É com base nos dados do Instituto que são calculados os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).  (Conjuntura)
Tudo indica...
 
Que a situação do transporte universitário será pauta do programa "Fantástico" da Rede Globo. Através de Central Globo de Atendimento a pauta que tem como ponto de partida a cidade de Aquidauana foi repassada para seleção e produção da matéria obedecendo critérios jornalísticos próprios de cada editoria. O Portal de Notícias G1 da Globo também confirmou o encaminhamento da sugestão de reportagem para a equipe de redação.
Falando em...
 
Transporte escolar universitário, há que se ressaltar a atitude do prefeito de Anastácio Douglas Figueiredo que decidiu auxiliar dentro das possibilidades o pagamento do transporte de todos os acadêmicos que estudam na Capital. Com o auxilio os universitários ganham um desconto das empresas que fazem o transporte.
Bernal
 
Agora é oficial. Alcides Bernal (PP) é candidato ao Senado. A candidatura do prefeito de Campo Grande cassado pela Câmara dos Vereadores que havia sido impugnada pelo TRE-MS foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Sempre acreditamos na Justiça e essa decisão nos dá mais força em nossa caminhada", afirmou Bernal ao anunciar a decisão em seu perfil no Facebook. (Marco Eusébio)
Oportuno
 
Projeto de lei, de autoria dos vereadores Dufles Pinto de Souza (PT do B) e Wezer Lucarelli (Pros), foi aprovado em 1º turno de discussão e votação na sessão ordinária da última terça-feira (09/09) e obriga o Executivo Municipal, por meio da Gerência de Educação, a apresentar diagnósticos e metas relativos à educação do município ao Legislativo.

Justiça
 
Em reunião que envolveu acadêmicos e vereadores, ficou acordado  que o repasse financeiro, no valor de R$ 120 mil a ser repassado pela Prefeitura de Aquidauana,  será dividido entre os estudantes, porém, obedecendo o princípio da proporcionalidade de alunos  por empresas de transporte, ou seja, mais recursos para quem transporta um numero maior de acadêmicos e menos para quem transporta um número menor de alunos.
Reunião
 
Conforme informações do líder do prefeito na Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Montana (DEM), na tarde desta terça-feira (16/09), às 15h, vereadores e a comissão de acadêmicos se reúnem com o prefeito José Henrique Trindade (PDT), no seu Gabinete, para dar o encaminhamento da reunião realizada na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (15), para fechar a discussão e o entendimento  em torno da divisão dos recursos entre os acadêmicos.
É fato que...
 
A presidente do legislativo, vereadora Luzia Cunha (PT), tem desde o início da sua gestão alertado o executivo em relação  aos projetos de lei enviados à Casa, sempre  com documentação incompleta, erros de digitação ou redação, que são constatados pela Procuradoria Jurídica da Câmara e reenviados  à Prefeitura para correção, a exemplo do que vem ocorrendo com o processo dos universitários, que só não foi à plenário para votação por conta da falta de documentos necessários à tramitação do processo na Casa.
Fatalidade
 
Nascido em 11 de dezembro de 1992 o jovem Maikon Albuquerque Zaguini natural de Aquidauana faleceu no sábado (13) ao ser atropelado por um veiculo descontrolado na avenida Guaicurus em Dourados, Maikon saia de uma lanchonete onde estava com 3 amigos. Mike fazia faculdade Direito na UFMS em Dourados! Segundo informações familiares de Maikon residem no bairro alto, na localidade conhecida como "Beco do Amor"
Aquidauana
 
Acadêmicos reivindicam ao deputado estadual Felipe Orro ação que os ajude na questão do transporte escolar universitário. O assunto é polêmico em vários municípios de MS. Atualmente 400 acadêmicos Aquidauanenses se deslocam diariamente para Campo Grande onde estudam pagando em torno de R$ 270, 00 mensais sem subsídio.
Em ação...
 
O comando da campanha do PMDB resolveu mudar de estratégia visando "oxigenar" a candidatura de Nelsinho Trad ao governo de Mato Grosso do Sul. A ideia é reverter o cenário atual, no qual o peemedebista se vê ameaçado de ficar fora de eventual segundo turno. 
Depois de uma...
 
Tempestade na rede social facebook em virtude do problema do transporte escolar universitário, agora impera um silêncio ensurdecedor em Aquidauana. Nada como um dia após o outro.

Zé Henrique (PDT)
 
Reuniu servidores; secretários e assessores da Prefeitura de Aquidauana e colaboradores para pedir apoio ao candidato do PMDB- Nelsinho Trad ao governo e Simone Tebet ao senado. Os dois candidatos participaram da reunião e depois foram a um comicio com a presença do prefeito eleito e não empossado Fauzi Suleiman e sua esposa candidata a deputada Selma Suleiman. Senador Moka também esteve no comício na vila Santa Terezinha.
Fato (01)
 
Universitários que estudam em Campo Grande aproveitaram a agenda do deputado federal Marçal Filho (PMDB) em Aquidauana e entregaram um abaixo assinado que reivindica apoio no que diz respeito ao transporte escolar. 
Fato (02)
 
Na opinião da acadêmica de Direito, Wanderléia José Dias, o Governo Federal criou várias condições para facilitar o acesso às universidades, no entanto esqueceu-se de um detalhe importante, o transporte dos universitários que fazem opção por cursos em outros municípios. "Temos universitários de Bodoquena e Miranda que estudam em Aquidauana, de Aquidauana e Anastácio que frequentam universidades em Campo Grande além de acadêmicos de Sidrolândia que estudam na Capital; e o pior é que fatos semelhantes ocorrem em vários municípios do Brasil, por isso a interferência do parlamentar seria de fundamental importância para os universitários brasileiros".

Fato (03)
 
Na reunião ainda foi detalhado ao deputado Federal Marçal Filho (PMDB) o exemplo de Aquidauana que no passado, teve apenas um ônibus que transportava os universitários até Campo Grande e que era conhecido como “Brancão”. Atualmente cerca de nove (9) ônibus saem diariamente da cidade por volta das 16 horas e só retornam de Campo Grande na madrugada, rodando em média 300 km por dia. 
Fato (04)
 
O mesmo documento que contém a reivindicação precedida de um abaixo assinado foi entregue ao chefe de gabinete do deputado estadual Felipe Orro (PDT), Frederico Fukagawa de Ribamar, “Tico”. O parlamentar tem o compromisso de buscar junto ao Governo do Estado de MS ajuda necessária para garantir o transporte para todos os acadêmicos. 
Transporte Universitário (01)
 

Segundo informações do vereador Paulo Reis a Subprocuradora Jurídica da Prefeitura de Aquidauana Dra. Elizabeth Ortiz entregou na sede do Poder Legislativo na sexta-feira (12) a prestação de contas do convênio de cooperação financeira assinado em 2013 entre o Poder Executivo e a AUA e aprovado pelo setor de prestação de contas do Poder Executivo. Também foi entregue nesta mesma data um CD contendo cópia do processo licitatório-Chamamento publico. 

Transporte Universitário (02)
 
No site oficial da Prefeitura de Aquidauana foi publicada noticia no dia 10, quarta-feira enfatizando que durante reunião a subprocuradora do município, Elizabeth Ortiz, informou ao prefeito Zé Henrique e aos acadêmicos que já havia encaminhado para o Poder Legislativo a prestação de contas da AUA e o processo licitatório que escolheu a entidade representativa para administrar o recurso, no entanto documentos comprovam que tal fato se concretizou apenas no dia 12.
Transporte Universitário (03)
 
Ao se confirmar a aprovação do Projeto de Lei e o repasse para a entidade mencionada, há que se ressaltar que pelo menos 120 universitários aquidauanenses de outra associação não terão nenhum tipo de ajuda da Prefeitura de Aquidauana fato que provoca discussões calorosas em redes sociais e coloca em xeque questões jurídicas.

Transporte Universitário (04)
 
A presidente da Câmara de Aquidauana, vereadora Luzia Cunha (PT), esclareceu aos estudantes, durante a sessão, que nenhum vereador “foi ou será contra qualquer repasse financeiro e, também, jamais a Câmara irá se omitir ou ocultar  qualquer informação a quem quer que seja”, entretanto, ela reafirma o seu compromisso em zelar pelo principio da legalidade que norteiam todos os projetos de lei que entram na  Casa de Leis. 
Transporte Universitário (05)
 
Além disso, pelos menos 115 universitários aquidauanenses reivindicam subsídios para o transporte universitário, pois o Projeto de Lei em discussão na Câmara de Aquidauana beneficia apenas os acadêmicos de uma das associações. O fato foi levado ao conhecimento do Ministério Publico Estadual, afinal o município de Anastácio repassa recursos para as duas associações e em Aquidauana não há igualdade de direitos.
Luto
 
O senador Delcídio do Amaral, candidato do PT ao Governo do Estado, suspendeu todos seus compromissos de campanha deste sábado (13). O motivo é o falecimento de Waldemar Porto de Quadros, motorista do petista e amigo da família.
Thales
 
O vereador Thales Leite (PSDB), eleito para o primeiro mandato, em 2012, com 495, deve pedir licença do cargo na próxima semana para assumir a Gerência Municipal de Indústria e Comércio, que se encontra sem titular.


Thales
 
Ele anunciou o seu afastamento na manhã desta quinta-feira (11/09) e, em seu lugar, deverá assumir o primeiro suplente do partido, Iran Rezende, que disputou a eleição passada e  não conseguiu se eleger.
 Busca por data:
Aquidauana News - Junho de 2002 - Todos os direitos reservados CW Assessoria e Marketing
Editor Responsável - Wilson de Carvalho - (67) 9908-2687 - ducarvalho@terra.com.br