Com o aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19) na comunidade indígena, os moradores da Aldeinha que integram os grupos de risco terão atendimento especial em Anastácio. A iniciativa é resultado de uma parceria da SES (Secretaria Estadual de Saúde), da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e da Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Nestas quinta (06) e sexta-feira (07), das 07h às 17h, a ESF (Estratégia de Saúde da Família) Umbelina recebe pacientes com doenças crônicas (diabetes, pressão alta, doenças respiratórias, doenças autoimunes), crianças, gestantes e idosos.
Durante o atendimento, haverá avaliação clínica para as comorbidades e suas instabilidades, atualização das receitas e do cartão vacinal, entrega de medicamentos e solicitação de exames a nível ambulatorial.
A ação terá sequência no sábado (08), com acompanhamento dos pacientes em isolamento domiciliar (confirmados/suspeitos/contatos). Já os pacientes isolados que são sintomáticos respiratórios ou tiveram convívio com pessoa infectada, caso ainda não tenham realizado o exame (swab), serão encaminhados para o polo de atendimento, no ginásio de esportes, onde terão a amostra coletada.
Se os sintomas já duram mais de oito dias, haverá, também, teste rápido. No caso dos pacientes assintomáticos, as equipes observarão cada situação de forma específica.