Atingido por um temporal no último fim de semana, com ventos de até 100 quilômetros por hora, o município de Aquidauana vem sendo auxiliado pela Cedec (Coordenação Estadual de Defesa Civil). Na segunda-feira (17), foi decretada situação de emergência em partes das áreas urbana e rural.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, as fortes chuvas deixaram 450 residências destelhadas e cinco totalmente destruídas. Diante da situação, segundo ele, a Administração Municipal forneceu lonas para a cobertura improvisada dos imóveis e já iniciou a compra dos novos telhados.
Com a chegada da frente fria, também foram entregues, aproximadamente, 400 cobertores para as famílias que tiveram prejuízos, além de 1 mil máscaras de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19).
Algumas das regiões mais afetadas foram Jardim Aeroporto, Conjunto Arara Azul, Vila Pinheiro, Bairro Nova Aquidauana, Bairro Serraria, Bairro Alto e Bairro São Francisco.
Também houve prejuízos estruturais em locais públicos, como Cemitério Municipal e CEM (Centro de Especialidades Médicas), queda de árvores e danos nas redes de energia elétrica e telefonia.