Com duas mortes registradas ao longo das últimas 24 horas, embora nenhuma delas tenha ocorrido nesse período, Aquidauana chegou a 39 vidas perdidas por causa do novo coronavírus (Covid-19). O boletim epidemiológico municipal foi atualizado no fim da manhã desta segunda-feira (24), às 11h45.
Os dois óbitos envolveram homens indígenas. Um deles, 52 anos, sem comorbidades relatadas, era morador da Aldeia Bananal e estava internado em Campo Grande. Morreu no dia 08 de agosto, mas o diagnóstico saiu apenas nesta segunda-feira.
O outro, 48 anos, diabético, residia na Aldeia Morrinho e cumpria isolamento domiciliar. O óbito ocorreu no dia 18 de agosto, mas a confirmação da doença também veio somente agora.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, ainda há outras duas mortes em investigação. No entanto, por serem pacientes que estavam em Campo Grande, as informações oficiais dependem das equipes da Capital e da SES (Secretaria Estadual de Saúde) para serem computadas oficialmente na cidade de origem.
Nas últimas 24 horas, foram mais 14 casos confirmados de Covid-19 em Aquidauana, sendo 13 na zona urbana e um em aldeia.
Referente ao número que traz alento, mais 32 pessoas receberam alta entre um dia e outro. Todas passaram por avaliação médica, não tiveram o Sars-CoV-2 identificado no organismo e estão liberadas para retomarem suas rotinas.
Aquidauana totaliza 4.278 notificações referentes ao novo coronavírus, com 2.790 descartes e 1.300 casos confirmados. Das 39 mortes, 20 envolveram a população indígena.
Já são 1.031 pessoas recuperadas da doença, ou seja, no momento, o município tem 230 casos ativos. Destes, 11 pacientes estão internados, ocupando oito leitos clínicos do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz e três leitos clínicos do Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul).
Sobre o HR, ainda há dois pacientes com Covid-19 que moram em Anastácio, ambos em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Atualmente, são 188 amostras de Aquidauana cadastradas para análise no Lacen-MS.

