Ferido e desnutrido, um cervo-do-pantanal foi resgatado numa propriedade rural de Miranda, às margens da rodovia MS-339, nesta segunda-feira (22). A ação conjunta envolveu a PMA (Polícia Militar Ambiental) do município e técnicos do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
Sexta-feira (19), populares relataram que o animal estava extremamente debilitado e incomodado com pessoas que se aproximavam para fotografá-lo e filmá-lo. Porém, por conta dos problemas de saúde, não conseguia se afastar da propriedade, localizada a cerca de cinco quilômetros da área urbana.
No mesmo dia, a PMA enviou uma equipe ao local, onde foi verificado que o cervo-do-pantanal apresentava quadro de desnutrição e ferimentos que dificultavam a locomoção. Após discussões com técnico do Cras, foi montada uma ação conjunta para conseguir capturá-lo.
As equipes permaneceram um bom tempo no local, nesta segunda-feira, em um trabalho de paciência para não estressar demais o animal. Passadas várias horas, ele foi contido e sedado. Um dos ferimentos era na região dos chifres, o outro, em uma das patas.
Os veterinários atestaram que as duas lesões tinham infecções graves e decidiram, então, por encaminhar o cervo-do-pantanal ao Cras de Campo Grande. Assim que estiver totalmente recuperado dos ferimentos, o animal será devolvido ao seu habitat natural.