Miranda registrou, no boletim desta terça-feira (14), a primeira morte decorrente do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de um homem, 46 anos, que estava internado na Santa Casa de Corumbá, no CTI (Centro de Terapia Intensiva) destinado a pacientes infectados ou com suspeita da doença. Não foi relatado se possuía comorbidades.
A vítima tem residência em Miranda, mas estava em Corumbá a trabalho. No dia 26 de junho, apresentou os primeiros sintomas e procurou atendimento em uma unidade de saúde.
A amostra foi coletada quatro dias depois, período em que o paciente passou a ser monitorado diariamente, com as equipes de Vigilância Epidemiológica das duas cidades mantendo contato. O resultado deu positivo para Covid-19.
O homem foi orientado a procurar atendimento médico, caso houvesse piora no quadro. No último dia 08, ele apresentou grande dificuldade respiratória e deu entrada às pressas na Santa Casa de Corumbá, permanecendo na ala específica para tratamento do novo coronavírus.
Nos dias seguintes, o quadro de saúde do paciente se agravou. Ele não resistiu e morreu no início da noite desta segunda-feira (13), por volta das 18h30. Em seguida, a Vigilância Epídemiológica de Corumbá acionou a Secretaria de Saúde do município de residência da vítima.
A Prefeitura de Miranda lamentou a morte e manifestou condolências aos familiares da vítima, reforçando sobre a importância da população manter o distanciamento social, utilizar máscaras e higienizar corretamente as mãos. O município tem cinco casos confirmados de Covid-19, com uma morte, três recuperados e um paciente em recuperação. No momento, há 11 amostras em análise no Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública), em Campo Grande. Já foram 111 suspeitas descartadas para a doença.

