Unidos no combate ao novo coronavírus (Covid-19), os municípios vizinhos de Aquidauana e Anastácio publicaram, na tarde desta sexta-feira (15), os decretos com as novas medidas de prevenção. A principal delas é a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em todos os locais públicos, vias, transporte público e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. As pessoas que não cumprirem a regra terão a entrada barrada ou serão impedidas de permanecerem nos espaços coletivos.
As duas prefeituras também decretaram que o atendimento presencial do comércio em geral, de segunda a sexta-feira, ocorrerá das 08h às 16h. No sábado, o expediente ficará mais reduzido, das 08h às 12h. Para farmácias e postos de combustíveis, o atendimento é permitido 24 horas por dia. No caso de bares e conveniências, de segunda-feira a domingo, poderá haver atendimento presencial das 08h às 22h. Em restaurantes e lanchonetes, de segunda-feira a domingo, das 07h às 22h30. Para supermercados, mercados e padarias, o decreto estabelece dois horários, das 06h às 22h de segunda a sábado e das 06h às 13h aos domingos.
Outro trecho importante do decreto trata sobre o limite de entrada de pessoas nos estabelecimentos comerciais. A partir de agora, o acesso é permitido para apenas duas pessoas da mesma família, no máximo. O toque de recolher teve a terceira mudança desde a chegada da pandemia ao Estado. Passa a vigorar das 23h às 05h, diariamente. Serviços de delivery poderão permanecer em funcionamento nesse horário.
As ações conjuntas entre os municípios vizinhos começaram a ser discutidas na última terça-feira (12), durante reunião com os prefeitos Odilon Ribeiro (PSDB, Aquidauana) e Nildo Alves (PSDB, Anastácio), acompanhados das secretárias municipais de Saúde, Cláudia Franco Fernandes (Aquidauana) e Aline Cauneto (Anastácio), além de representantes de diversos setores que integram o Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Na manhã desta sexta-feira, os procuradores jurídicos das cidades, junto com os advogados e técnicos das vigilâncias epidemiológicas, trabalharam na elaboração dos decretos. Para conferi-los, na íntegra, clique aqui ou aqui.
Comments 6