Morreu, na tarde desta quarta-feira (17), o paciente que testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19) e estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, em Aquidauana.
O homem, 40 anos, possui cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e domicílio em Anastácio, portanto, o caso deverá ser atribuído ao município vizinho, conforme os protocolos seguidos no Brasil.
De acordo com a Prefeitura de Aquidauana, nas últimas semanas, ele trabalhou fora. Ao retornar, permaneceu em uma casa no Bairro Nova Aquidauana, até se sentir mal e procurar atendimento no Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, onde passou por triagem.
No último domingo (14), o homem teve a amostra coletada e encaminhada para exame de coronavírus RT-PCR no Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública), em Campo Grande. O resultado saiu nesta terça-feira (16) e deu positivo para Covid-19, no mesmo dia em que o estado de saúde do paciente se agravou e ele precisou ser transferido para um leito de UTI, onde tinha suporte de ventilação mecânica.
Com histórico de fumante, o homem não resistiu e morreu no fim da tarde desta quarta-feira.
As equipes de Vigilâncias Epidemiológicas de Aquidauana e Anastácio estão trabalhando em conjunto. Um dos objetivos é identificar as pessoas que tiveram contato com o paciente, inclusive, dentro do hospital, para que sejam notificadas e tenham as amostras coletadas. Inicialmente, as apurações indicam que não há relação com o primeiro caso do novo coronavírus em Aquidauana.
Foi o 37º óbito decorrente de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, sendo 08 em Campo Grande, 05 em Dourados, 05 em Três Lagoas, 02 em Batayporã, 02 em Brasilândia, 02 em Corumbá, 02 em Itaporã, 02 em Paranaíba, 02 em Rio Brilhante, 01 em Anastácio, 01 em Deodápolis, 01 em Douradina, 01 em Iguatemi, 01 em Ponta Porã, 01 em Sidrolândia e 01 em Vicentina.
Comments 3