Um motorista de aplicativo foi detido e autuado durante a noite desta terça-feira (14), em Miranda, município distante 75 quilômetros de Aquidauana, após ser flagrado levando 10 galos para participar de rinhas na Bolívia.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) abordou o veículo Fiat/Siena na rodovia BR-262. No interior do carro, foram encontrados 10 animais da espécie galo-índio (Gallus gallus domesticus), que eram levados em caixas para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para o campeonato de briga.
Diante da situação, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Miranda foi acionada para a ocorrência. A equipe verificou que todos os galos apresentavam as esporas removidas, o que configura crime de maus-tratos, mesmo que as aves não estivessem, naquele momento, em um ato de rinha.
Outro agravante foi colocar os animais em caixas, o que reduzia a circulação aérea deles, além do fato de terem sido deixados no porta-malas. O banner publicitário da rinha no país vizinho foi encontrado no interior do carro.
Perguntado, o motorista de aplicativo, 45 anos, revelou que foi contratado para frete em São Paulo, onde reside. Ele explicou que deveria levar os galos até o município de Corumbá, onde os entregaria para uma terceira pessoa, que finalizaria o trajeto até a Bolívia.
Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Miranda e terá de responder por crime ambiental de maus-tratos. Em caso de condenação, a pena varia de três meses a um ano de detenção. Também foi autuado administrativamente e recebeu uma multa de R$ 5 mil. O homem ainda será julgado em processo administrativo pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
O veículo e os galos foram apreendidos pela PMA. A Polícia Civil segue com as investigações sobre o caso, para identificar o proprietário das aves, que também responderá por crime ambiental.