Em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Anastácio homenageou as equipes que trabalharam nas ações de controle sanitário. Realizado de forma diária desde o dia 19 de maio, o trabalho está sendo encerrado nesta semana.
O controle sanitário ocorreu nas duas entradas de Anastácio, na Avenida Juscelino Kubitschek, no acesso a Miranda e Nioaque, e na Avenida Manoel Murtinho, no acesso a Campo Grande, como uma das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).


Com aferição de temperatura, desinfecção com borrifação e cadastro de todas as pessoas em formulários da Secretaria Municipal de Saúde, os moldes do trabalho feito no local se tornaram referência. Um dos elogios veio do vereador Paulo Sérgio Alves de Pádua, o Paulinho da Mec (PTB), do município de Chapadão do Céu, interior de Goiás.
A ação teve parceria das forças de segurança pública e de diversos apoiadores e voluntários. O trabalho diário das equipes, seja na chuva ou no sol, no frio ou no calor, foi reconhecido diversas vezes por meio de doações de alimentos, por exemplo.


Durante live realizada nesta semana, a secretária de Saúde de Anastácio, Aline Cauneto, comentou sobre o fim das barreiras. Segundo ela, o trabalho obteve resultados significativos, sendo que, muitas vezes, houve cobrança por não permitir a entrada de pessoas no município. O receio da pasta, até algumas semanas atrás, era não conseguir rastrear possíveis casos de Covid-19. No entanto, a partir do momento em que foi identificada a transmissão comunitária e que as contaminações dispararam, houve uma reavaliação sobre a necessidade de manter o controle nas entradas do município.


“O nosso esforço precisa estar direcionado ao monitoramento dos casos confirmados em Anastácio, para que a gente consiga controlar a propagação da Covid. Perderíamos muito tempo monitorando a entrada de quem chega, e deixaríamos de cuidar daqueles que precisam de cuidado”, explicou a secretária.
Veja, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Anastácio.